|

Domingos Martins – “Der Hern ist Mein Hirt”. A frase em linguagem alemã, que traduzida para o nosso idioma significa “O Senhor é Meu Pastor”, intitula o hino sacro entoado por músicos do Grupo Musical Martinense, na abertura do tradicional “Culto de Finados” em Campinho, sede de Domingos Martins.

A celebração que acontece anualmente entre os túmulos ornamentados do cemitério luterano, foi realizada (hoje) Dia de Finados, devido a chuva intensa, no interior da centenária capela da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins,

O cemitério da cidade, onde sempre acontece o Culto de Finados, é considerado como um dos pontos turísticos de Campinho, pela beleza, colorido das flores e organização. Todos os anos, centenas de luteranos participam da celebração que neste ano aconteceu na capela.

Tradicionalmente os celebrantes permanecem sempre na parte posterior da capela luterana durante o culto e os fiéis luteranos se postam defronte. O Culto de Finados de 2010, conforme o pastor Valdeci Foester, teve de ser realizado no interior da capela devido o tempo chuvoso.

“Os fiéis não poderiam permanecer expostos ao tempo. Em virtude disso, transferimos o local da celebração. Apesar disso, o número de luteranos no culto foi satisfatório”, afirmou.

O pastor Foester, que ministrou a celebração anunciou, como acontece todos os anos, o número de sepultamentos ocorridos desde o dia 3 de novembro de 2009, inclusive com identificação de cada pessoa morta. O sino da capela luterana badalava uma vez a cada divulgação. “Neste ano foram 27 sepultados aqui”, informou.

Durante a prédica, o pastor Valdeci Foester, abordou o texto do profeta Izaías, quando fala, no capítulo 25, que “Deus acabará com a morte para sempre, assim enxugará as lágrimas de todos os rostos”.

Durante a celebração, cerca de uma hora, os instrumentistas, sob a batuta do maestro Guilherme Brickwedde, tocaram dezenas de hinos sacros, já tradicionais no Culto de Finados, como o da abertura em alemão. “O nosso repertório é vasto, mantemos a tradição”.

Totalmente florido, o cemitério de Campinho é conhecido como um dos locais mais belos da cidade, sempre recebendo turistas. Segundo o coordenador geral do cemitério, Ilmar Lampier mais de duas mil pessoas deverão visitar o ‘campo santo’ da cidade neste dia.

Fonte: Folha Vitória

Texto: Roberly Pereira

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.