|

Professores doutores André Musskopf e Valburga Streck junto ao grupo de estudantes do Mestrado Profissional em Teologia com ênfase em HIV/AIDS.

Através de iniciativa inédita no contexto brasileiro e latino-americano, a Faculdades EST está oferecendo a dez pesquisadores de diferentes regiões do país a oportunidade de refletirem teologicamente sobre as formas de superação do estigma e da discriminação em relação ao HIV/AIDS, tornando as igrejas espaços de acolhimento para as pessoas que vivem com a doença.

Coordenado pela Profª. Dra. Valburga Streck, o Mestrado Profissional em Teologia com ênfase em HIV/AIDS pretende articular um processo de estudo e pesquisa capaz de formar uma rede latino-americana de pessoas que se ocupam com a temática. O projeto está sendo desenvolvido, concomitantemente, na Faculdades EST, de São Leopoldo, no Instituto Universitário ISEDET, de Buenos Aires, na Pontifícia Universidad Javeriana, de Bogotá, e na Universidad Bíblica Latinoameriacana, de San José.

“O HIV/AIDS é uma realidade presente, embora ainda invisibilizada pelas comunidades que tratam a doença como algo distante”, disse o estudante do Mestrado Profissional e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Walter Hoppe.

Na avaliação do pastor luterano, as diferentes igrejas estão desafiadas a se redescobrirem no encontro com as pessoas que vivem com HIV/AIDS, formando espaços destinados à prevenção e acolhimento.

Proveniente do Piauí, o pesquisador e psicólogo Demétrio Félix Beltrão da Silva relatou que pacientes com HIV/AIDS sentem a necessidade de se aproximar de Deus diante da possibilidade de uma perda próxima.

Especialista em tanatologia, Félix argumenta que num passado recente religiosos e médicos associavam a AIDS a um castigo divino, favorecendo a difusão de informações distorcidas e desconectadas da realidade.

“Muitas pessoas ainda mantêm uma ideia errônea sobre a AIDS pautadas por aquilo que foi dito no passado, embora as igrejas e a medicina estejam promovendo iniciativas de informação e assessoramento às pessoas que vivem com a doença”, afirmou Félix.

Enfermeira sanitarista, a estudante do MP Sonia Carvalho de Santana argumenta que as igrejas não podem permanecer ausentes da discussão em torno da AIDS. “A Igreja precisa ter o seu papel bastante claro para que as pessoas sintam-se confortadas e livres para manifestar seus medos e angústias em relação ao HIV”, pontuou.

Vinda de Rondônia, Sonia acredita que através do Mestrado Profissional com ênfase em HIV/AIDS a Faculdades EST esteja realizando o sonho de muitos pesquisadores que até então estavam dispersos, embora preocupados em debater a problemática num espaço comum.

O projeto do Mestrado em Teologia com ênfase em HIV/AIDS é financiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) e conta com o apoio da Igreja da Suécia.

Em dezembro de 2011 será realizado, em Lima, no Peru, um simpósio sobre a temática com professores e estudantes das diferentes casas de ensino que ofertam o curso.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.