|

Comprometimento. Parece que está palavra está em extinção. O nível e desejo de comprometimento está caindo. Por quê? Porque será que as pessoas não querem mais se comprometer?

Há diferentes tipos e níveis de compromisso. Podemos usar como analogia o omelete. Podemos dizer que a galinha que forneceu os ovos esteve envolvida, mas o porco que deu o bacon esteve totalmente comprometido com a refeição.

Há pessoas que parecem que nunca são capazes de se comprometer com alguma coisa. Outros são rápidos para assumir compromissos, mas igualmente rápidos para descomprometer-se. Outros ainda são lentos para decidir, mas uma vez assumido o compromisso, seguem em frente com entusiasmo. Eu me encaixo no último grupo. E você?

Por que as pessoas não conseguem manterem-se fiéis aos seus compromissos?

Descobri que as pessoas se comprometem de forma diferente: algumas se comprometem com pessoas e outras com o evento. Por exemplo, para minha esposa e eu nos encontros de Estudos Bíblicos o estudo da Bíblia é importante, mas os relacionamentos são mais.

Nos estudos bíblicos estamos comprometidos com as pessoas e não com o evento em si. Seria fácil para nós não participar dos estudos, mas sentíamos que não podíamos deixar nossos amigos na mão, mesmo que a maioria demonstrasse pelas atitudes, que não tínhamos a mesma importância para eles.

Minha esposa e eu nos comprometemos com o evento ou o serviço, mas com freqüência nosso compromisso primeiro é com as pessoas envolvidas.

Quando um programa é colocado acima dos relacionamentos geralmente surgem atritos. Por isso as melhores empresas contratam primeiro pelas qualidades que desejam nas pessoas e depois as treinam para capacitá-las e não o contrário.

Para os que são inclinados a se comprometer com eventos, eis um pequeno teste. Se você e um amigo planejarem fazer algo juntos, como ir ao cinema, e ele precisar cancelar o encontro, você decide ir mesmo sozinho, ou com outra pessoa ou agenda para quando seu amigo puder ir junto? As situações são diversas, mas cada um de nós tem uma tendência: ou nos comprometemos com o evento, com a agenda ou com pessoas.

Em meu campo de atividade ministerial tomamos a decisão de deixar de atrair com eventos e começar a atrair pessoas. O que descobrimos é que as pessoas estão muito mais felizes e apreciam mais os relacionamentos que desenvolvem. Especialmente nas crises é preciso compreender o nível de compromisso das pessoas que estão conosco. Como diz a Bíblia, “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18.24).

Em muitas circunstâncias ter amigos com nível de comprometimento como o da galinha que oferece ovos para o café da manhã é o bastante. Mas às vezes precisamos de alguém pronto para comprometer-se como o porco.

Comprometa-se e sinta realizado e feliz por isso.

P. Luis Dirceu Wasserberg – Panambi/RS

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.