|

 

Em prédica, publicada no site “Göttinger Predigten im Internet”, o ex-Pastor Presidente da IECLB, Gottfried Brackemeier, escreve: “… Em janeiro desse ano uma chuva torrencial derreteu os morros na região serrana do Rio de Janeiro e provocou deslizamentos nunca imaginados. Foi pavoroso o saldo de mortos e o enorme o estrago material e ambiental. Também comunidades luteranas foram afetadas por aquilo que tem sido o maior desastre climático até então ocorrido no Brasil. Há poucos dias nos chega a notícia de uma devastadora enchente no Rio Grande do Sul, na região de São Lourenço, onde a água levou estradas, lavouras, casas, pessoas. Mais uma vez a natureza veio com força brutal para arrasar o que seres humanos tinham construído. E como não bastasse somos testemunhas agora de um terrível terremoto seguido de tsunami no Japão, cujas extensões parecem exceder tudo o que de catastrófico se pode imaginar. Um reator nuclear danificado espalha radioatividade afugentando a população e contaminando o ambiente. Ainda não podem ser avaliados os prejuízos causados por este terremoto, tanto para o Japão e as áreas adjacentes, quanto para a humanidade em seu todo. Estaremos vivendo em épocas apocalípticas? …”.

Acrescentemos a isto, as situações vividas nas últimas semanas pelas cidades do Vale do Itajaí e Norte Catarinense, mais precisamente nas cidades de Joinville, Guaramirim, Schroeder,  Jaraguá do Sul, Massaranduba, Pomerode, Timbó e Blumenau, onde muitos de nossos membros foram afetados. Também no Estado do Espírito Santo houveram catástrofes de cheias.

Em meio a toda esta situação, no último dia 13 de março, 1º Domingo de Quaresma, a IECLB lança em todo Brasil e concomitantemente os Sínodos, Paróquias e Comunidades apresentam o Tema do Ano de 2011 “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso” com o Lema para 2011 baseado em Lucas 2.14 “Glória a Deus e paz na terra”. Já na última quarta feira a Igreja Católica Apostólica Romana, lançou em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade sob a ênfase: A Criação toda geme.

O Sínodo Norte Catarinense,  celebrou no domingo dia 13, o Tema do Ano foi lançado na igreja Cristo Salvador, da Paróquia Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, SC.

Coincidência ou não, mas a temática que as duas Igrejas apresentam, tem muito em comum – A criação de Deus. A IECLB fala da paz na Criação e a nossa irmã Católica fala do gemer da criação. Não é momento de fazermos comparações. Mas convém que unamos forças e preocupemos seriamente com a criação de Deus confiada a nós por amor. Deus que confia sua obra em nossas mãos. É tempo de nos colocarmos a serviço de nosso Criador.

O lema também é o lema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, a realizar-se em Kingston, Jamaica, de 17 a 25 de maio de 2011. Trata-se de uma conferência importante que irá discutir a questão da paz, em conexão com o encerramento da Década de Superação da Violência, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas.

No Texto Motivador do Tema do Ano, o então presidente, P. Presidente Walter Altmann, escreveu em junho de 2010: “… O Tema do Ano se vincula ao PAMI, através da reflexão em torno das seguintes perguntas: de que forma as quatro dimensões do PAMI (evangelização, comunhão, diaconia, liturgia), e seus três eixos transversais (comunicação, formação e sustentabilidade), amplamente fundamentadas nos materiais disponíveis, se relacionam com a Criação de Deus? É possível a uma igreja ficar indiferente a todos os pecados cometidos contra a Criação? Como o planejamento missionário estratégico que já está em andamento nas comunidades, pode e deve levar em consideração a Criação de Deus? Trata-se de perguntar e de responder de que forma a IECLB, que quer ser uma igreja cada vez mais comprometida com a missão de Deus, pode fazê-lo a) em paz com a Criação e, b) promovendo a paz na Criação de Deus. …”

Durante o Culto, oficiado pelo Pastor Paroquial Elpídio Carlos Hellwie e pelo Pastor Sinodal Inácio Lemke, uma criança, representando o Culto Infantil, um jovem, representando a Juventude Evangélica e senhoras, representando a OASE, trouxeram para o altar, respectivamente, uma muda de árvore, uma poltrona elaborada com garrafas pet e trabalhos manuais elaborados pelas senhoras. Durante este ato,  um jovem leu o poema Meu Deus, de Rubem Alves.

Em sua prédica o Pastor Sinodal Inácio Lemke enfatizou que “com certeza, todos e todas que estão hoje, nesta casa de Deus, de uma forma ou outra foram atingidos pelas notícias de catástrofes que abalaram o planeta Terra esta semana. Fomos surpreendidos pelos abalos sísmicos e tsunami no Japão, chuvas torrenciais aqui em Santa Catarina e Sul do Brasil.

Também nós aqui na Região do Sínodo Norte Catarinense, desde quinta-feira, não fomos poupados da ação da natureza – chuvas, deslizamentos, enchentes, estradas interrompidas, famílias que perderam bens materiais e inclusive vidas desaparecidas.

A pergunta que logo se faz presente nas conversas e em nossa consciência é:
– O que está acontecendo?
– Deus se esqueceu de nós?

Com certeza Deus não nos esqueceu. Deus está conosco também no sofrimento. Ele não nos protege das catástrofes, mas Ele está conosco nas catástrofes.

Esquecemos-nos do compromisso de cuidar deste jardim que Ele confia sob nosso cuidado. Precisa urgentemente acontecer uma mudança, uma revolução em nosso modo de pensar e agir.

Deus criou e viu que tudo era bom!

Deus criou a partir do caos. Deus cria a partir da crise. Caos e crises são momentos de avaliar o nosso jeito de lidar com as coisas que Deus confia a nós.

O planeta Terra é um planeta vivo, cheio de vida. Não podemos olhar apenas a vida dos seres humanos. Mas a vida com sua diversidade e abundância. Se tomarmos um punhado de terra, que cabe em nossa palma da mão e analisarmos esta matéria encontraremos nesta pequena porção, mais de dez milhões de elementos vivos.

A crise e o caos que está ocorrendo neste momento, no planeta Terra estão sendo desencadeada por nosso modelo de consumo. O modelo do cada vez mais e cada vez mais rápido leva o planeta Terra a reagir como um paciente que está com febre. E quando alguém está com febre precisa ser feito alguma coisa, e com urgência.

Talvez devêssemos ouvir nossos irmão e irmãs dos povos andinos, que chama a Terra de Patcha – Mãe Terra. Mãe não se abusa, não se vende. Mas de mãe se cuida, pois ela também cuidou de nós.

Precisamos mudar nossa consciência e viver com respeito com as coisas que Deus nos deu. Não podemos mais afirmar com leviandade que “outro mundo é possível”. Mudar nossos hábitos de consumo e compreender, se queremos continuar vivos como seres humanos, neste Plane Terra, é necessário outro mundo. Isto significa que devemos nos habituar a viver com uma economia de sustentabilidade do suficiente. Dar tempo à terra e à natureza repor o que emprestamos dela. Aprender a viver com respeitos pela vida, Tudo que vive, merece respeito. Viver cuidando desta vida, pois nós também somos filhos e filhas do cuidado. Já antes do nascimento fomos cuidado e estamos sendo cuidado até quando a terra novamente nos acolhe para o descanso.

Acredito que diante da necessidade urgente e da necessidade de pensarmos outro mundo, convém que mudemos nossa espiritualidade individualista, para uma espiritualidade do coletivo. Espiritualidade esta, que deve ir além das portas das nossas Igrejas. Respeito e convivência são os desafios lançados no Tema e Lema da IECLB e contidos também na Campanha da Fraternidade.”

Observação: o Culto, cuja transmissão estava anunciada pela Rádio Jaraguá AM, não teve a propagação prevista, tendo em vista os acontecimentos – enchentes e deslizamentos de terra, de sábado e domingo nas cidades de Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul, para os quais a Rádio Jaraguá AM estava dando cobertura e orientações durante toda a manhã de domingo. Pedimos desculpas aos nossos internautas, que atenderam ao nosso chamado e tentaram ouvir o culto via nossa página da internet.

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.