|

Artigo publicado no Jornal Caiçara de 06 de maio de 2001 – Edição nº 2141 e que reproduzo aqui por se tratar de uma lembrança ao sino da Comunidade de Porto União que ainda não tem autorização para ser tocado nos horários habituais.

O Silêncio dos Sinos – por M. Daluz Augusto

” Estou constantemente perguntando a moradores das imediações, como ficou em Porto União o famigerado caso dos sinos. Cantam ou se calam para sempre…

Lembro-me de algumas famílias que sempre residiram nas imediações das Igrejas e jamais foram perturbadas pelo badalar do velho bronze. Temos aí, a simpática família dos irmãos Schwegler, do inesquecível Acácio Rodrigues que formou uma bela família, ao som dolente dos sinos, duas simpáticas moças e o nosso querido Miguelzinho Rodrigues que também foi embalado pelo som amigo. Formou-se é um profissional brilhante e jamais foi, tanto ele quantos os outros, perturbado pelo badalar dos sinos.

No Paraná, toda a família, nós em idade escolar quando a mamãe chamava para a escola, dizíamos: ‘ainda é cedo pois o sino ainda não tocou’… A família do Dr. Alvir Riesemberg aí está bela e formosa com Alegra, Coêma, Lêda, onde jamais partiu uma queixa contra os sinos da hoje Catedral.

Ninguém deixou de dormir, de sonhar, de fazer lições. Lembramos ainda da professora Aldair e seus irmãos que também residiam naquelas imediações da Igreja Luterana e ninguém ficou menos inteligente por crescer ouvindo o badalar dos sinos. Uma ex-moradora me disse: ‘Fazíamos nossas lições, brincávamos, dormíamos, sonhávamos e acordávamos saltitantes ao som dolente dos nossos amigos de bronze’…

Que silenciaram para sempre.”

Agradeço ao Jornal Caiçara e á M. Daluz Augusto, por se importar e juntar-se á nós na luta para que nossa cultura permaneça!

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.