|

São Lourenço do Sul recebeu na manhã desta segunda-feira (12) a visita de irmãs diaconisas alemãs, que estiveram no município para conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) na região e também para ver a realidade de algumas comunidades religiosas ligadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Acompanhadas do Pastor e ex-presidente da IECLB, Huberto Kirchheim e da sua esposa Marlene Kirchheim, as irmãs Inge Hiltel e Ilse Brendel, da cidade de Neuendettelsau, na Baviera, mostraram especial interesse em conhecer a região sul do Rio Grande do Sul. “Apesar de não ser a primeira vez que elas vêm ao Brasil, elas ainda não conheciam esta região do estado e fizeram questão de vir para cá”, explica Kirchheim. Aposentadas na Alemanha das funções de professora e enfermeira, Hiltel e Brendel trabalham atualmente como lideranças no trabalho diaconal – que significa serviço ao próximo – com idosos.

De acordo com a coordenadora do CAPA, Rita Surita, é um prazer muito grande receber parceiros alemães que sempre apoiaram o trabalho desenvolvido pelo CAPA e que foram fundamentais para o sucesso deste projeto. “A igreja da Alemanha sempre apoiou o que antes era muito mais um sonho, porque o Governo Brasileiro nem sempre acreditou neste projeto. O trabalho da IECLB há mais de 30 anos foi muito inovador fundando o CAPA. A época era muito difícil e estas parcerias foram fundamentais para que hoje sejamos considerados pelo Evangelischer Entwicklungsdienst (EED) – Serviço das Igrejas Evangélicas na Alemanha para o Desenvolvimento – uma referência mundial na produção de alimentos da agricultura familiar”, completa Rita.

Para as irmãs o objetivo principal da visita aqui na região é conhecer o sul e ver o que significa o trabalho com os excluídos. Segundo Hiltel, elas já tinham ouvido falar do CAPA e também deste trabalho de diaconia, o que despertou o interesse. Ainda, conforme explicou a irmã Brendel, elas pretendem conhecer o contexto cultural e também topográfico completamente diferente do que elas estão acostumadas e ver a influência pomerana. “Queremos identificar o que significou a presença dos alemães/pomeranos e da igreja aqui e o quanto isso interferiu em todo o desenvolvimento e construção da região”, acrescenta.

Também o Pastor e ex-presidente da IECLB, Huberto Kirchheim disse estar contente em voltar à região onde ele ajudou a fundar o CAPA. “Pessoalmente eu também fiquei muito entusiasmado em voltar. Praticamente conheço cada curva e trecho desta estrada e fico muito feliz e impressionado em ver que um trabalho da igreja, que começou tão pequeno, se tornou uma referência tão grande em tantos estados”, completou.

Recepcionando a comitiva estiveram presentes também o P. Artur Presser, o P. Osmar Prochnow, o engenheiro agrônomo fundador e assessor do CAPA, Ellemar Wojahn, o P. Sinodal, Dietmar Teske e o engenheiro agrônomo do CAPA em São Lourenço do Sul, Roni Bonow. Como parte da programação no município foi feita visita à Coopar, à Coxilha do Barão – com explanação histórica da imigração, a uma propriedade de agricultores familiares e ainda passeio na orla da Laguna dos Patos.

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.