|

No dia 17 de maio de 2002 o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e o presidente da igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) assinaram o documento Diálogo sobre a Santa Ceia IELB/IECLB.

Diálogo sobre Santa Ceia

Tendo apresentado às duas igrejas um documento de estudo, relatando as primeiras conclusões a que as duas comissões de teologia chegaram e levantando uma série de questões, recebemos não muitas reações (12 da parte da IELB e 4 da parte da IECLB até o momento).

No dia 17 de maio de 2002 as duas comissões, juntamente com os dois presidentes das duas igrejas, estiveram reunidos para analisar as reações.

Divulgamos nas duas igrejas o seguinte documento:

1. Constatamos na análise das reações:

– um sentimento de alívio da parte de vários por existir consenso no que diz respeito ao fundamental na doutrina da santa ceia;

– alguns opinam que a comunhão na santa ceia envolve também comunhão na unidade de f´r (CA VII). Neste sentido temos ainda um caminho a percorrer.


2. Reconhecemos que:

– para a IECLB o acolhimento fraterno não é problema, praticando ela comunhão aberta e tendo sido ela formada por diversos sínodos;

– para a IELB esta prática se torna mais difícil tendo em vista asua prática de longo tempo de comunhão fechada.


3. Esclarecemos que:

-ainda existem diferenças que devem ser tratadas e trabalhadas.


4. Recomendamos:

– a continuidade do estudo nas comunidades, reafirmando em cada uma o que é a santa ceia e o proveito que Deus nos distribui por meio dela;

– que as conferências (concílios, conselhos distritais, etc.) coloquem esta temática nas suas pautas;

-que se promovam encontros entre pastores/lideranças/congregações das duas igrejas para estudo do assunto;

-que as congregações de ambas as igrejas luteranas estejam atentas a oportunidades e situações particulares e públicas que requerem o ensaio do acolhimento mútuo; que esses casos sejam tratados com os cuidados pastorais necessários.

 

5. Pedimos que:

– sejam enviadas reações às direções das duas igrejas à medida que os estudos e reuniões forem acontecendo;

– sejam apontados caminhos possíveis de serem percorridos junto.

Observação:

As presidências esclarecem que nenhuma decisão deve ser tomada de cima para baixo, como alguns estão interpretando. Justamente, por isso, as bases estão sendo consultadas e estimuladas a refletirem sobre o assunto, e precisamos receber reações. Calar não ajuda em nada. Se nenhum outro proveito houver neste processo, que o do estudo sério e aprofundado da doutrina da santa ceia nas comunidades, grande coisa já terá acontecido. Todos serão fortalecidos no estudo da palavra e na participação mais consciente e proveitosa na Ceia do Senhor.


Rev. Carlos Walter Winterle                               Rev. Huberto Kirchheim
           Pela IELB                                                      Pela IECLB

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.