|

No dia 16 de junho de 2012, nas dependências da comunidade de Cruzeiro, a pastoral da agricultura familiar do Sínodo Noroeste Riograndense, realizou o seminário anual com a temática da Sucessão na Agricultura Familiar sob a assessoria de Cecília Bernardi.

Inicialmente fomos motivados com a reflexão bíblica coordenada pela pastora Alice L.K Griebeler que usou o texto base de 1Rs 19.19-21, em que o profeta Elias chama o seu sucessor Eliseu, que o acompanha na missão e posteriormente o sucede no oficio profético junto ao povo de Israel.

Em todos os tempos e setores da sociedade, o tema da sucessão se faz presente. Porém nos últimos anos a sucessão na agricultura familiar tornou-se um ponto polemico e preocupante e urgente na sua reflexão e encaminhamentos. Não é segredo para ninguém que as famílias diminuíram em numero de pessoas, a migração para os centros urbanos é imenso, além do envelhecimento da população rural. Aliado a isso o modelo urbano de ser e viver envolve as pessoas, a ponto de muitos perderem e mesmo negarem a sua identidade rural.

Culturalmente, a família, a escola e a sociedade, focalizam e reforçam o modelo urbano, induzindo e motivando a ida para os centros urbanos, reforçando e legitimando o processo que é conhecido como desativação do meio rural, que na prática significa o abandono de propriedades, o fechamento de escolas, sociedades, igrejas etc….( no linguajar popular : “ aqui esta acabando tudo” )

Ponto central na sucessão seja de qualquer setor é o jovem, a ser chamado e envolvido, tal qual Elias Chamou e envolveu Eliseu. A permanência do jovem no campo passa necessariamente pelo seu envolvimento e participação. Neste ponto, muitas vezes faltou-lhe e continua faltando espaço dentro da própria família e propriedade para colocar suas idéias em prática. O conflito de gerações não pode passar desapercebido, e muitas propostas dos jovens são vistas com desconfiança, o que agrava ainda mais a situação da sucessão. Por outro lado o setor educacional não reforça a questão da agricultura familiar e pouco promove a troca de experiências entre jovens agricultores, legitimando uma educação voltada ao modelo urbano.

iante da situação e pela suma importância do setor da agricultura familiar o governo federal volta-se com políticas publicas de incentivo a produção de alimentos e permanência do agricultor no campo, bem como política de incentivo a serem implementadas para a permanência de escolas rurais ou mesmo a reativação de escolas pólos com incentivos econômicos, dentro do projeto, o qual podemos denominar de Recampenização, ou seja, em parte, manter a pessoa no campo, ou mesmo motivar a volta. Promovendo a sua auto-estima e que ele se reconheça como agricultor.

Mudanças precisam ser provocadas e promovidas. Assim, instituição tem importância, bem como a Igreja, no sentido de valorizar a pessoa e que ela se sinta alguém importante e imprescindível na cadeia social e econômica, em constante modificação no tempo atual, mas que não pode abrir mão do essencial que é a produção de alimentos. Setor que através de sua diversidade e complexidade também abre inúmeras possibilidades, de modo especial para os jovens, que com o foco no conhecimento tem toda possibilidade e oportunidade de estarem colaborando para um mundo cada vez melhor e mais sustentável. Vamos oportunizar, envolver e chamar os nossos jovens para decisões conjuntas, confiar mais, na certeza que assim também estaremos errando menos.

Pela Coordenação
Pastor Élson Lauri Rysdyd
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.