|

Leve, leve, como uma borboleta
A borboleta voa
colorindo um pouquinho
de tudo, espalhando alegria.
Faz a gente ter menos pressa,
faz a gente prestar atenção
no que é importante de verdade,
na VIDA.


Agosto se aproxima e mais uma vez lembramos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Tempo de refletirmos como igreja e como sociedade assuntos relacionados à Pessoa com Deficiência Física ou Mental. Diante disso eu pergunto: o que foi feito com e pelas pessoas com deficiência em sua comunidade desde o último ano? Houve melhorias? Houve inclusão ou ficou tudo como está? O que foi feito pelos familiares cuidadores que no dia a dia estão com as pessoas com deficiência? Houve acompanhamento?

Nos últimos anos, tem se falado na IECLB como a “Igreja do Cuidado” e se tem enfatizado a frase “Cuidar bem do bem da IECLB”. Quem é o bem da IECLB? São os membros com suas limitações e deficiências ou, por vezes, são os bens materiais? Até que ponto podemos nos identificar como a igreja do cuidado? Quando se pensa no cuidado com a Pessoa com Deficiência, não podemos esquecer de suas famílias. Será que estão amparadas, protegidas e fortalecidas na fé? Ou, por vezes, se encontram à margem e esquecidas de receber amparo, força, estimulo e cuidado? Não tenho dúvidas de que estas pessoas também precisam ser cuidadas e necessitam de um acompanhamento especial. Mais do que isso, precisam ser ouvidas, para que percebam que sua igreja caminha ao lado delas. A família da pessoa com deficiência precisa ter um espaço para falar das suas dores, dos seus medos, das suas alegrias e de seus anseios. Um momento para ouvir, falar, agir, cuidar e ser cuidada. Vamos olhar com carinho para as pessoas com deficiência e suas famílias. Vamos atender ao chamado de Jesus quando Ele diz: “Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mt 24.40). As pessoas com deficiência e suas famílias são “pequeninos irmãos” que necessitam do nosso cuidado e da nossa atenção.
Os obstáculos para uma pessoa com deficiência sempre serão maiores, afinal, elas dependem, e muito, daqueles que a cercam. Somos chamados a trabalhar pela “participação plena e igualdade” para as pessoas com deficiência e seus familiares. Muito se diz que a Teologia da Inclusão tem como propósito o trabalho com as pessoas com deficiência e a edificação de uma igreja inclusiva, na qual todas as pessoas tenham um lugar e uma contribuição a dar. Será mesmo? Será que isso, na prática, está mesmo acontecendo em nossas comunidades? Todos nós, com ou sem deficiência, somos parte da Igreja. Cada pessoa tem dons e talentos para contribuir no ser Igreja. Dons e talentos sem os quais a Igreja de Cristo não é completa. Quando alguns de nós ou um grupo é excluído por causa da falta de alguma habilidade, somos impedidos de usar os dons recebidos de Deus para tornar o corpo de Cristo mais completo. Toda criança e todo adulto, com ou sem deficiência, contribuirá com dons e talentos específicos e especiais para a Igreja. Cada um de nós nasceu com dons e também com fraquezas, a fim de que a obra de Deus seja em nós revelada.
Portanto, não esqueça que estas pessoas com deficiência física ou mental, que são assim, como crianças e como gente grande, nos ensinam a conviver com todas as pessoas do jeito que cada um é. Elas não tentam nos mudar e nós, também, não precisamos mudá-las. Só precisamos amá-las e receber o seu amor. Que é sempre verdadeiro e cheio de pureza. Pense nisso e que Deus te abençoe!

Carla Tais Krüger Bersch
Pastora da IECLB em
Boa Vista do Buricá/RS
.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.