|

No último dia 31/08 a 02/09/12 se encontraram e se reencontraram os multiplicadores de Diaconia, trabalhando o tema: Morte e Luto.
Sabemos que ambos fazem parte do nosso cotidiano. Mas nem sempre é fácil lidar com eles e principalmente compreende-los. No dicionário Aurélio nos é dito que luto, é: “Sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém; tristeza profunda; consternação”. Tristeza, raiva, dor, vazio, sentimento de culpa, fazem parte da perda, do luto.

Perdas na vida, perda por morte, normalmente nos pegam de surpresa e cada pessoa reage de forma diferente diante da notícia e uma doença grave, diante de uma perda por morte. Quando há rompimento dos laços que unem as pessoas, em especial, por morte, esta é uma perda definitiva. Teoricamente sabemos que a morte faz parte da vida. Nada é tão certo quanto a nossa morte. Assim como falamos do nascimento, da vida, deveríamos falar da morte. Numa ponta da vida está à parteira, ou obstetra, que ajuda o bebê a nascer para a vida. É o milagre da vida. Noutra ponta estão pessoas que acompanham outras que partem que vão para a vida eterna. Outro milagre. Poder acompanhar a pessoa que parte é ser parteira para a vida eterna, é devolvê-la aos braços de Deus.

A morte é dolorosa porque aprendemos a amar a pessoa que parte. Ela tornou-se parte de nós mesmos. Mesmo quando a morte é esperada, quando chega, choca, provoca desespero, dor e sofrimento. Ela desorganiza avida das pessoas. Ela assusta, não gostamos de falar dela. Mas, a morte confirma a vida, ela nos impulsiona a refletir sobre o sentido da própria vida.

A cor preta, por vezes é usada como expressão exterior de luto. Ao mesmo tempo, o preto, é um traje de elegância clássica. (Em séculos passados, a noiva pomerana usava traje preto no casamento para sinalizar que não era mais virgem. Com isso não precisava dormir com o patrão na noite de núpcias).  Hoje as pessoas não usam mais roupas específicas para o período de luto. Com isso o luto não se torna público.

Para poder acompanhar pessoas enlutadas precisam conhecer um pouco mais esse fenômeno. O conhecimento permite perder o medo. Faz-se necessário conhecer as pessoas que iremos acompanhar que iremos visitar e conhecer a perda que sofreram.

Diante disto precisamos respeitar e compreender o luto, conhecer as fases do luto (fase do choque, fase do vazio, fase da aceitação, fase da solidariedade), e principalmente, aprender de Jesus como acompanhar enlutados.

Necessitamos entender e tratar de morte e luto como tratamos de vários temas no nosso dia-a-dia, porém não precisamos nos antecipar aos fatos, devemos antes de viver o luto em vida, entender que A vida é um dom precioso recebido de Deus e deve ser também uma linda festa! Por isso, com muita paz, amor e alegria, Abrace o amanhecer deste novo dia que desponta. Respire profundamente o ar puro da manhã. E dê graças ao Senhor pela vida que transborda em você e ao seu redor. A semente, as plantas e os animais agradecem a terra, que, por sua vez, agradecem ao sol e à chuva, que, por sua vez, agradecem aos rios, Aos mares e às florestas. Como a natureza, viva também em contínua ação de graças a Deus. Um “obrigado” sincero torna o coração mais sensível e carinhoso.

No intuito ainda de levar muita paz e esperança a todos, os participantes do Encontro de Multiplicadores de Diaconia, fizeram a Estrela Verde, símbolo da Nossa Esperança em Cristo!!
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.