|

“A imagem de Lutero pregando as 95 teses à porta da Igreja do Castelo em Wittenberg é um símbolo poderoso para todo um processo histórico de redescoberta teológica da maravilhosa graça de Deus a ser recebida em fé para nossa salvação”, afirmou o moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Walter Altmann, em discurso proferido no último dia 5, aos conciliares da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD) reunidos para o Sínodo daquela igreja na cidade de Timmendorfer Strand. A sessão contou com a presença da chanceler alemã Angela Merkel.

O Pastor Presidente da IECLB, Nestor Friedrich também participou do evento da EKD. Além disso, teve a oportunidade de dirigir-se aos delegados das Igrejas Evangélicas Luteranas Unidas da Alemanha (VELKD), durante noite ecumênica, realizada no dia 2 de novembro. Os dois encontros deram destaque aos preparativos para os 500 anos da Reforma, em 2017.

“Para a IECLB, esta comemoração se apresenta como uma grande oportunidade de reflexão acerca da sua história, sua teologia, sua missão, seu papel no contexto brasileiro e no mundo ecumênico”, destacou Friedrich, ao lembrar que uma das características marcantes da IECLB é a pluralidade de formas de expressão de sua piedade. “O luteranismo na IECLB é consequência de concessões e de discussões, mas também da convivência e do crescimento de suas bases: as comunidades”.

Para Friedrich a celebração dos 500 anos da Reforma permite uma análise de toda a nossa história e herança teológica: “Temos a oportunidade de reafirmarmos, redescobrirmos e contextualizamos a teologia luterana e sua contribuição à cristandade com vistas ao futuro no contexto de uma sociedade pós-moderna, marcadamente individualizada, desigual, plural, fragmentada, marcado pela falência da ética, neoliberal, pela intolerância e agressiva concorrência religiosa”, ele disse.

Ao referir-se às comemorações dos 500 anos da Reforma, Altmann, que foi Pastor Presidente da IECLB entre 2002 e 2010, assinalou que estas se dão de forma bastante intensa na Alemanha, mas que “a comunidade cristã global acompanha essa programação com interesse e também em comunhão espiritual”.

Ele ainda apontou sugestões fiéis ao legado evangélico dos 500 anos da Reforma aos desafios espirituais e diaconais que a realidade global atual apresenta. Para ele, trata-se de “busca da unidade em meio à crescente fragmentação e competitividade religiosa, qual mercado global; afirmação da liberdade evangélica em face de sistemas e mecanismos de exclusão; serviço ao próximo necessitado em resposta de gratidão ao dom gratuito de Deus”.
Ele acentuou também a importância do “respeito pleno à dignidade de cada pessoa” e o cuidado com “cuidado da boa criação de Deus, em que há o suficiente para todos viverem dignamente, mas sem espaço para concentração de bens e para a ganância pessoal”.

Ao Sínodo da VELKD, por sua vez, Friedrich analisou os desafios das igrejas luteranas rumo a 2017 e afirmou: “não queremos fazer uma volta ao passado, mas queremos olhar para o futuro. As táticas e estratégias do passado podem iluminar nossas lutas presentes”, acrescentou.

O 11º Sínodo da EKD vai até o dia 7 com ampla agenda de assuntos internos e externos inspirados pelo tema “No princípio era o verbo – Perspectivas para o jubileu da Reforma em 2017”.

(Leia e veja a íntegra do texto de Altmann)

(leia a íntegra do texto de Friedrich)
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.