|

     O Sínodo Mato Grosso aprovou a sua logo na Assembleia Sinodal de 8 a 10 de junho de 2012 em Chapada dos Guimarães. O propósito da logo é criar um distintivo do que caracteriza a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil – IECLB – na região que abrange o estado do MT, nordeste do MS, leste de GO e sul e meio-oeste do PA. O formato da cruz da logo, acentuando o vínculo, segue os traços daquela contida no símbolo da IECLB. Ainda assim, recomenda-se, sempre que possível, o uso concomitante da logo do Sínodo com o símbolo da IECLB.

     A cor predominante, em dois tons, é o verde. É uma marca dos estados que compõem o Sínodo MT – matas e cerrado. O verde também representa o contato do homem com a bela criação de Deus: as plantações, a produção de alimento… A cor verde representa vida, crescimento, natureza, criação, Deus Criador. Representa o constante desafio do cuidado com a criação para que possa ser fonte de vida para as gerações futuras. Na igreja luterana o verde é a cor litúrgica dos domingos que enfatizam a ação e o crescimento da igreja. Este é o propósito dos cristãos luteranos deste sínodo: propagar o evangelho da salvação, ser uma igreja missionária, conforme mandato recebido de Jesus Cristo: “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19).

     A cor azul representa as águas, abundantes em nossa região, incluindo o Pantanal e as nascentes de várias bacias hidrográficas. A água serviu e serve de caminho para as embarcações. A água é essencial para manutenção da vida. A maior parte do corpo humano é por ela composta. Sem água não existiria vida no planeta. A água é um dos elementos que estão na origem da criação (Gn 1.2). Para a fé cristã ela sacia o corpo e o espírito. No batismo, a água, ligada à Palavra de Deus, é “água da vida, cheia de graça, um banho do novo nascimento no Espírito” (Catecismo Menor). A água representa a vida e o movimento. Os rios “aprenderam” a contornar os obstáculos. Assim, queremos no Sínodo de Mato Grosso estar em movimento, não parar, superar obstáculos.

     O azul é a cor usada no Advento. O azul representa ainda o céu onde Jesus Cristo reina desde a sua ascensão. É a cor da esperança no futuro, aponta para a eternidade.

     A Bíblia, Palavra de Deus, é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmo 119.105). A Bíblia fundamenta a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Art. 5º da Constituição). Ela é a autoridade nos assuntos da fé. A Bíblia está aberta. O seu uso não é privilégio do clero, mas de todo o povo cristão. Ela convida a ser lida e estudada por mostrar a razão da nossa esperança e por ser o fundamento do nosso agir no mundo. Na imagem, a Bíblia está aberta no Novo Testamento. Lemos o testemunho dos pais da fé e o dos profetas à luz do centro do Evangelho: Jesus Cristo. A Bíblia aberta deixa entrever um caminho. Os primeiros cristãos eram conhecidos como os do Caminho (Atos 9.2). Daí vem a palavra sínodo que significa juntos no caminho. Poder professar a fé cristã no Sínodo MT é sinal da ação do Espírito Santo. É legado daqueles que, antes de nós, deixaram-se conduzir pela Palavra de Deus, fizeram dela a orientação para os seus passos. Nesse caminho queremos também nós andar, agora e no futuro.

     A Cruz, em posição central, atrai de imediato o olhar. Ela caracteriza a confessionalidade luterana.“Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”(1 Co 2.2). A cruz aponta para o evento central do cristianismo: morte e ressurreição de Jesus. Aquele que ressuscitou é o mesmo que se encarnou, viveu entre as pessoas, foi perseguido e sofreu morte de cruz. Deus que vem ao encontro do ser humano para salvá-lo. Cristo é o centro da comunidade. A cruz vazia mostra o Cristo que já ascendeu e que reina na eternidade. Na imagem, a cruz está no caminho, faz parte dele. Caminhar com Cristo não isenta da cruz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34). O cristão tem a cruz como companheira na jornada. Ao mesmo tempo recebe ânimo ao ouvir do Crucificado: “… sou manso e humilde de coração (…) o meu jugo é suave, e meu fardo é leve” (Mt 11.29-30).

     Pomba, vento e movimento: A pomba representa o Espírito Santo de Deus (Jo 1.32) que nos é presenteado no Batismo. Sinaliza a reconciliação com Deus. É também o símbolo da paz, da pureza. Aponta para a espiritualidade, que alimenta e anima o cristão no movimento pela vida em abundância na terra. É ação de Deus que nos toca a face como um vento suave, como sopro divino. A pomba, na logo, tem a cor azul que é a cor (litúrgica) da água, geradora de vida. Nesse sentido, o símbolo da pomba mostra o amor de Deus que nos é presenteado no batismo e sempre de novo, como em Pentecostes, se apodera de nosso espírito, impulsionando para o novo, ajudando a vencer a inércia. Este é o desejo dos cristãos e das cristãs deste sínodo: Deixar o Espírito Santo soprar, vencer todas as formas de medo, colocar-se em movimento e chegar a todos os povos que habitam a região.


     Como imagem final, temos a palavra Sínodo escrita de modo que as letras fiquem interligadas. É uma ênfase àquilo que a palavra Sínodo já que dizer: juntos no caminho. Que a palavra de Deus seja o fundamento, Cristo o centro e que o Espírito Santo nos mova a vencer desafios, como a água que vai contornado e superando os obstáculos. Junto com e na proteção divina nada temos a temer. Assim como fizeram os primeiros luteranos que para cá vieram, caminhemos juntos neste chão sob a promessa daquele que disse: “… eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.