|

Orientações para visitação a pessoas com deficiência


A visitação faz parte do viver em comunidade. Através da visita é possível a aproximação das famílias que se encontram afastadas ou excluídas do convívio da comunidade. É possível conhecer de perto as reais necessidades e sofrimento das pessoas. É possível reconciliar-se com alguém e estabelecer novas amizades. Visitar , no entanto, implica em preparação e planejamento. Visitar uma família que convive com a deficiência, seja do filho(a), do avô(ó), do pai ou mãe, não é diferente. Porém, assim como em qualquer visita, alguns cuidados podem ser observados:

1 – Prepare-se espiritualmente. Faça uma breve oração invocando o Espírito Santo para guiar a visita.

2 – Prepare-se psicologicamente. Procure trabalhar consigo os preconceitos e medos relacionados à deficiência.

3 – Comunique a visita antecipadamente, perguntando se a família gostaria de receber uma visita.

4 – Respeite se a família não quer ser visitada. Busque alternativas de aproximação.

5 – Combine data e horário para visita. Evite atrasos e visitas longas.

6 – Informe-se sobre a pessoa ou família que irá visitar.

7- Ao chegar, identifique-se com naturalidade, aproxime-se da pessoa com deficiência. Apresente-se também a ela e fale que veio fazer-lhe uma visita. Tenha uma postura de valorização da pessoa. Evite extremos, como supervalorizar ou desprezar a pessoa com deficiência.

8 – Saiba ouvir e respeitar. Nem todas as pessoas com deficiência e seus familiares gostam de falar sobre a deficiência e suas causas, numa primeira conversa.

9 – Procure falar diretamente com a pessoa com deficiência, sem intermediários. Melhor do que ninguém, a pessoa sabe como está se sentindo e do que precisa. Mesmo pessoas com deficiência mental devem fazer parte da conversa se elas forem as pessoas a serem visitadas.

10- Se a pessoa mostrar interesse em ter um momento de oração ou meditação é importante que você tenha algo consigo para esse momento. Faça uma oração simples, de gratidão por esse contato que aconteceu e por entender que todas as pessoas, não importando a sua situação, podem contribuir para uma comunidade mais viva. Coloque na oração algum assunto importante que foi falado, que você percebeu que foi o ponto alto da visitação. Pode ser tanto um sofrimento como uma alegria.

Indice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência – 2007

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.