|

Salmo 92.1-4: “Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa. Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.”

Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu santo nome. Pois me alegraste com teus feitos. Cantarei as obras de tuas mãos.
Muito tem se refletido sobre o canto e a música nas comunidades evangélicas de confissão luterana. Muitas mudanças também têm acontecido em diversas comunidades. Corais que lutam com fervor mantendo a tradição do canto à capela em vozes harmônicas. Grupos de música que reúnem pessoas que têm alguma experiência musical e passam a tocar hinos religiosos. Grupos que se formam a partir de projetos de alfabetização musical incluindo crianças e jovens na liturgia do culto. Enfim, pessoas que dispõe de seus dons musicais para o ministério da música na Igreja. Assim vão se somando experiências que refletem a teologia luterana da Reforma.

O reformador Martim Lutero dava uma importância muito grande à música e ao canto. Dizia ele: “Dou minha opinião bem franca e não hesito em afirmar que, depois da teologia, não existe arte que se possa igualar à música, porque somente ela, depois da teologia, é que consegue uma coisa que o mais só a teologia proporciona: um coração tranquilo.”

Nas comunidades luteranas, o canto tem importância fundamental. Esta foi a forma que o reformador Martim Lutero encontrou para envolver as pessoas no culto da comunidade. E até hoje é assim. O louvor é para toda comunidade participar. Os corais foram surgindo para momentos de louvor especial. Mesmo que seu objetivo na igreja seja ajudar a comunidade a entoar melhor seu louvor. E cantando num coro educa-se a voz para o canto comunitário. Os grupos de música vêm aprimorar o louvor com o uso de instrumentos musicais, como já transmitem muitos dos Salmos e outros textos bíblicos.

O Salmo 92 diz que é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao seu nome. O salmista também afirma que o louvor  com instrumentos musicais é enaltecido. E por quê? Porque Deus nos deu alegria com tudo o que faz por nós. E nós respondemos a ele com louvor solene.

Nestes dias muitos grupos do Sínodo Uruguai estão se preparando para participar do MUSICANTO – Encontro Sinodal de Música e Canto. Este encontro se realizará no dia 29 de setembro na Comunidade Evangélica de Cunha Porã. É um dia de louvor a Deus e de partilha dos trabalhos de grupos de música, grupos de canto e corais das comunidades do Sínodo Uruguai.

Que também nós neste dia reconheçamos a obra das mãos de Deus em nossas vozes e habilidades musicais, dando-nos a graça alcançar um coração sábio e tranquilo.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.