|

“…Aí olhou para as pessoas que
estavam sentada em volta dele e
disse: – Vejam! Aqui estão a minha
mãe e os meus irmãos. Pois quem faz
a vontade de Deus é meu irmão, minha
irmã e minha mãe.”
Mc. 3. 34 e 35

O Conselho de Igreja para Estudo e Reflexão – CIER realizou nos dias 21 e 22 de outubro último, o Seminário enfatizando o tema: “Família – Célula em Transformação”. O Seminário do CIER foi um encontro ecumênico realizado no Centro de Formação Católico de Lages / SC.

O Seminário contou com a competente assessoria da Psicóloga Marly Butzke Boebel e da Diác. Valmi Becker.

O estudo consistiu em construir e desconstruir conceitos e preconceitos relevantes à família. Observando que no Manual de terapia familiar, pg. 29 encontramos: “… família é um grupo cuja definição está limitada pela condição de residência em um mesmo domicílio. Igualmente, arranjos familiares onde existam laços de consangüinidade, dependência econômica e/ou residência em um mesmo domicílio além de grupos distintos de pessoas que habitam o mesmo local.”

O Seminário foi enriquecedor, uma vez que partiu de uma metodologia que envolveu todo o grupo, partindo de uma dinâmica pessoal de histórico familiar, partilhando nos grupos de trabalho e encenação das diferentes realidades de família na atualidade. Foi ressaltada a força do modo familiar, as raízes na vida da pessoa, os laços que são criados com a convivência. “Que a nossa atitude tenha sempre como critério a vida, na perspectiva da graça e presente de Deus”.

Os participantes ficaram sensibilizados com a temática. Prova disso foram os diferentes depoimentos vivenciais, envolvendo realidades familiares.

Foi apresentada uma abordagem histórica de família, desde o Brasil Colônia até os dias atuais, aprofundado a temática.

Observamos que as principais mudanças na composição de família envolveram e envolvem: questões demográficas (redução do número de filhos); mudança na legislação; economia de serviços e mudanças político-ideológicas.

Os novos relacionamentos familiares têm como características: cultura mais individualizada; amor/satisfação são condições de permanência na união familiar; compartilhar tarefas e serviços na família; pedagogia do partilhar entre os componentes familiares.

Observamos também que as pessoas continuam se casando e buscando os mesmos rituais que transpassam a história.

Como Igreja de Jesus Cristo, colocamo-nos a pergunta: qual a nossa atuação? Uma abertura cada vez maior a uma realidade que aí está, no entanto, sempre tendo presente as orientações e ensinamentos bíblicos e das próprias Igrejas. A seriedade, o compromisso e o relacionamento de amor, diálogo, perdão e fé, em família, continuam sendo valores fundamentais.

Encerramos o Seminário, ressaltando que “estamos sempre em construção, como pessoa e como Igreja”.

Pastor Inácio Lemke
Presidente do CIER
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.