|

“Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó Senhor, age por amor do teu amor.” (Jr 14.7)
“João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29)

Os versículos acimalembram da impossibilidade humana em realizar qualquer tipo de ação em favor de si mesmo quanto a sua situação espiritual. È fato, as nossas próprias ações, nossos comportamentos e nosso modo de vida testificam contra nós de que somos pecadores e culpados diante de Deus. Não temos nem a nós mesmos como aliados, pois nos atraímos, enganamos e iludimos. É como o profeta Jeremias diz mais avante, 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”. Por causa desta compreensão,também no cap.17, Jeremias audaciosamente afirma: “Maldito o homem que confia no homem” (5). Frente a tal situação, só nos resta clamar ao Senhor.
 Porém, o profeta sabe que não dá pra clamar a Deus protestando em favor da sua vida como se fosse merecedor de compaixão. Além de tudo, Deus é Justo e com justiça agiria em nos condenar nos nossos pecados. A única coisa pela qual se poderia clamar é pelo amor de Deus.Mas clamar que tivesse amor por nós e agisse por amor a nós, seria pobre e infeliz, pois Deus jamais deixou de nos amar e tão pouco poderia anular a sua Justiça. Então o profeta clama a Deus para que aja pelo pecador por amor do seu próprio amor, por amor a Ele mesmo.
Todos os pais que tiveram de passar pela dolorosa situação de não mais ter um filho consigo, sabem quão terrível é a dor de perder. Deus nos ama, Ele nos criou por amor para que ficássemos para sempre com Ele, e sabe o quanto sofreu quando fomos para o pecado, e ainda, sabia o quanto sofreria se nos perdesse para sempre. Então a única razão que faria valer uma ação salvadora em nosso favorseria, como é, o amor de Deus.
Assim, na Palavra do NT, o evangelista João registra o dia em que João Batista viu a Jesus. João Batista então afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” Deus não nos deixou entregues aos nossos pecados. Ele já estava agindo por nós por amor ao Seu santo amor. O Cordeiro Celestial, seu único Filho precioso seria oferecido em sacrifício por nós pela nossa salvação. Com isso, Deus não se tornaria injusto ao nos salvar, mas todo o pecado receberia o devido castigo no corpo do seu amado Filho.
Assim, Jesus andou por esse mundo propagando o amor de Deus até que a sua hora chegou. No alto de um monte, uma cruz, Ele morre a minha e a sua morte para que agora, pela fé nEle, Ele e o Pai Celestial testificassem em nosso favor.
Que assim, possamos orar agradecidos por um amor tão grande e pelo sacrifício imerecido de Jesus por nós como Lutero orou:


“Senhor Jesus Cristo, Tu és minha justiça,
eu, porém, sou teu pecado:
Levaste sobre Ti o que é meu,
e deste a mim o que é Teu.
Tomaste sobre Ti o que não eras,
e deste a mim o que eu não era”.
 

Missionária Elfriede Krause – Paróquia da Paz de Ijuí

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.