|

Perfil da 1ª. Edição

Rui J. Bender

A efígie de um caboclo nordestino contrastando com a imagem da metrópole São Paulo – assim é a capa da primeira edição do Anuário Evangélico, que circulou em 1972. No prefácio, o então Pastor Presidente da IECLB, Karl Gottschald, reconhece que fazia falta uma publicação assim e acrescenta que o Anuário quer ser ¨um bom amigo do nosso lar e oferecer a pais e filhos literatura interessante, variada, instrutiva e, sobretudo, baseada na libertadora mensagem evangélica do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo¨.

Junto à ficha técnica da primeira edição, onde constam o pastor Heinz Ehlert como diretor responsável e o pastor Friedrich Gierus como redator-chefe, é mencionado que ¨com a publicação deste Anuário inicia nova sequência do antigo almanaque ‘Seleções Evangélicas—. Em suas 232 páginas, o Anuário de 1972 tem um calendário, o prontuário da IECLB, 38 artigos e 167 anúncios comerciais, além de passatempos e piadas ilustradas (como, por exemplo, o salto da bênção¨, que em 1992 virou capa de um livro de anedotas).

Um dos principais textos da primeira edição do Anuário Evangélico é o famoso ¨Manifesto de Curitiba¨, que nasceu no 7° Concilio Geral da IECLB em Curitiba (PR), em outubro de 1970. Este documento importante na época e um marco na história da IECLB apresenta teses sobre as relações entre a Igreja e o Estado e assuntos que preocupavam a IECLB naquele período difícil da história do Brasil (por exemplo, os direitos humanos). A manifestação foi entregue pessoalmente pelos pastores Gottschald, Kunert e Schlieper à presidência da República no Palácio do Planalto, com posterior audiência com o presidente da República.

Também mereceram destaque naquela edição os 25 anos da Faculdade de Teologia através de breve artigo de um estudante de teologia (Amoldo Mädche) e da alocução do então reitor da Faculdade, Dr. Joachim Fischer. Curiosamente, quando agora o Anuário comemora 25 anos, a Faculdade de Teologia festeja seu cinquentenário.

Preocupado em informar sobre o que acontece no mundo, o primeiro Anuário traz um artigo sobre os Jogos Olímpicos, assinado pelo pastor Meinrad Piske, com vistas à Olimpíada de Munique em 1972. O autor diz no seu artigo que ¨os jogos olímpicos, como confraternização universal, podem colaborar para um estreitamento das relações entre os povos, visando à edificação da paz¨. Infelizmente, aquele evento foi manchado com o sangue de vários atletas israelenses num ataque terrorista. Aquele ataque provocou retaliações nos anos seguintes.

Porém, o Anuário também buscou informar sobre a realidade brasileira. Apresentou um relatório sobre as implicações da seca no Nordeste e uma matéria sobre o controvertido assunto da Educação Moral e Cívica. E um pastor relata sua viagem pelo Mato Grosso. Para mostrar o caráter ecumênico da IECLB, o Anuário apresenta a Igreja Metodista e o Serviço Interconfessional de Aconselhamento, além de um relato sobre a umbanda.

Enfim, o periódico não poderia deixar de ter alguns artigos de reflexão. Neste sentido, cabem ser citados Criação e evolução – dois conceitos que se excluem?, ¨O futuro das pessoas humanas¨, ¨Consolo no desespero¨, ¨Jesus Cristo – poder e sabedoria de Deus¨ e outros.

No intuito de resgatar um pouco a história da IECLB, o primeiro Anuário ainda traz artigos sobre dois pastores eméritos (J. Begrich e Th. Dietschi) e apresenta instituições da IECLB.


 

O autor é jornalista e reside em Novo Hamburgo, RS


Voltar para índice Anuário Evangélico 1996
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.