|

A Rede de Diaconia é composta por instituições diaconais presentes em todo o território brasileiro. O objetivo da Rede de Diaconia é dar maior visibilidade para o conjunto de iniciativas, projetos e instituições luteranas que atuam na defesa e promoção de direitos, assim como articular ações em conjunto que fortaleçam a sustentabilidade, a formação e a incidência. A Rede de Diaconia é coordenada em parceria pela Secretaria de Ação Comunitária da IECLB e Fundação Luterana de Diaconia com apoio da Federação Luterana Mundial. Atualmente, estão organizadas as articulações Rio Grande do Sul e Santa Catarina/Paraná. Ainda em 2015, será dado início aos encontros envolvendo as articulações Sudeste/Espírito Santo e Norte/Nordeste/Centro Oeste.

Nos dias 17 e 18 de junho, em Florianópolis/SC, 24 instituições com vínculo confessional com a IECLB reuniram-se para o 1° Encontro da Rede de Diaconia Articulações do RS, SC/PR para partilharem sobre o que estão conversando e construindo pelo caminho. O encontro oportunizou a reflexão de temas de abrangência nacional e extremamente atuais no cenário de Direitos Humanos e que estão diretamente ligadas ao cotidiano das instituições.

A oficina sobre o tema da redução da maioridade penal – PEC 171, foi abordada tendo como base uma série de preocupações acerca do momento da juventude brasileira, que sofre um contínuo processo de exclusão social, de violência e de extermínio nas comunidades empobrecidas. Concluímos que é urgente aprofundar a reflexão sobre o tema com nossas comunidades e reafirmar, conforme a nota emitida pelo CONIC e outras entidades parceiras da IECLB, que somos contrárias à redução da maioridade penal. Como encaminhamento, propomos a Direção da Igreja que divulgue amplamente a nota emitida pelo CONIC junto às comunidades da IECLB e reafirme seu compromisso de contrariedade à redução da maioridade penal.

A oficina sobre justiça de gênero desvelou a realidade de opressão e de violência que mulheres e meninas são expostas diariamente na sociedade patriarcal expressas em muitas músicas, inclusive infantis. É necessária uma reflexão constante com nossas equipes e também com as comunidades da IECLB sobre o tema para promover transformação e justiça de gênero. Percebemos com destaque o protagonismo que várias instâncias da IECLB têm apresentado no sentido de garantir os direitos de grupos historicamente violados em seus direitos fundamentais. Como proposta o grupo entende a necessidade de continuidade destas reflexões e a garantia destes direitos nas comunidades, entidades diaconais, educacionais e de saúde, assim como nas instâncias administrativas da IECLB.

A terceira oficina abordou o relacionamento entre as instituições e as comunidades luteranas. Foi usada a imagem do elástico para visualizar como está a distância entre as instituições e as comunidades luteranas. Em alguns lugares percebe-se que o elástico está bem esticado, ou já sofreu ruptura, ou está flexível favorecendo o diálogo e trabalho conjunto. Percebemos a necessidade de continuidade na discussão com objetivo de diminuir a distância entre as instituições e as comunidades e entendemos que o aprimoramento desta relação passa pela reflexão sobre a identidade confessional e sua missão dentro da IECLB. Além disso, vemos com preocupação a falta de formação dos ministros e das ministras em questões específicas das instituições diaconais, o que contribui para o distanciamento e a dificuldade de nos reconhecerem como instituições da IECLB.

Outro momento muito importante deste encontro foi à formação específica sobre a Lei 13.019/14, que trata sobre alterações nos Termos de Colaboração e Fomento nas relações entre entes públicos e as organizações da sociedade civil. Verificamos grande desconhecimento sobre todos os impactos que esta mudança legislativa acarretará na vida das instituições e o quanto estamos despreparadas. Acordamos que formações como esta contribuem para a segurança jurídica das instituições e para a qualificação de suas direções, coordenações, conselhos e comunidades.

Frente à necessidade de formação, propõe-se que as instituições de ensino superior, ligadas confessionalmente a IECLB, possam contribuir com a formação específica, talvez na forma de cursos de extensão e de pós-graduação. Desta forma, estaremos constantemente debatendo e refletindo sobre temas que fazem parte do dia a dia das instituições, sobre nossa identidade diaconal e vínculo comunitário e contribuindo na capacitação de ministras e ministros, trabalhadoras e trabalhadores, voluntárias e voluntários e pessoas que, em geral, participam da vida ativa das instituições. Avaliou-se que o encontro contribuiu para que as instituições não se sintam sozinhas. Dessa forma, reafirmou-se que o espírito diaconal das instituições presentes oxigenou e fortaleceu o trabalho da Rede de Diaconia.

Florianópolis, 18 de junho de 2015.

Acompanhe a Rede por meio do site www.redediaconia.com.br

Instituições diaconais presentes no Encontro:

Escola de Educação Infantil da Paz – Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, Novo Hamburgo/RS, Sínodo Rio dos Sinos.
Lar Padilha – Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, Taquara/RS, Sínodo Nordeste Gaúcho.
Ação Encontro – Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, Novo Hamburgo, Sínodo Rio dos Sinos.
Instituto de Educação Infantil e Assist. Social Lupicínio Rodrigues – Comunidade Evangélica de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, Sínodo Rio dos Sinos.
Centro Diaconal Evangélico Luterano – Comunidade Evangélica de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, Sínodo Rio dos Sinos.
Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano – Comunidade Evangélica de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, Sínodo Rio dos Sinos.
Casa de Passagem São Lucas – Comunidade Evangélica de Porto Alegre, Porto Alegre/RS, Sínodo Rio dos Sinos.
Associação Beneficente Pella Bethânia, Taquari/RS, Sínodo Vale do Taquari.
Escola de Educação Infantil Colmeia – Comunidade Evangélica de Estrela, Estrela/RS, Sínodo Vale do Taquari.
Missão Criança Morro do Meio, Joinville/SC, Sínodo Norte Catarinense.
Missão Criança Jardim Paraiso, Joinville/SC, Sínodo Norte Catarinense.
Associação Caminhar Juntos, Piçarras/SC, Sínodo Norte Catarinense.
Associação Criança em Primeiro Lugar, Blumenau/SC, Sínodo Vale do Itajaí.
Projeto Jovens em Ação – Projeção, Guarapuava/PR, Sínodo Paranapanema.
Creche Bom Samaritano – Fundação Luterana de Assistência Social, Pinhais/PR, Sínodo Paranapanema.
Projeto Amigo que me Ama, Joinville/SC, Sínodo Norte Catarinense.
Grupo de Ação Diaconal, Florianópolis/SC, Sínodo Centro Sul Catarinense.
Conselho de Missão entre Povos Indígenas, São Leopoldo, Rio dos Sinos.
Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – Amencar, São Leopoldo/RS.
Serviço de Paz – SERPAZ, São Leopoldo/RS.
Conselho Sinodal de Diaconia – Sínodo Norte Catarinense.
Conselho Sinodal de Diaconia – Sínodo Vale Itajaí.
Conselho Sinodal de Diaconia – Sínodo Paranapanema.
Fundação Luterana de Diaconia
Secretaria da Ação Comunitária da IECLB
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.