|

Graça e paz! Conforme o Evangelho de Mateus, os principais componentes da ação de Jesus indicam ensino, pregação e curas. Após o Batismo de Jesus, ele foi levado ao deserto por 40 dias e noites para ser tentado. Quando o mal foi vencido, o Filho de Deus está pronto para iniciar seu ministério e fazer a vontade de Deus.

O seu trabalho conta com o auxílio de discípulos e discípulas. Jesus escolhe 12 discípulos para estar mais perto dele. Contudo, um grande grupo de homens e mulheres foi se formando em torno deste pequeno grupo. Jesus começa sua atividade na Galiléia, região distante de Jerusalém; portanto, distante do centro político e religioso do seu país. “Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando o evangelho do Reino e curando toda doença e enfermidade do povo.” (Mt 4.23).

A esperança de Deus se mostra justamente numa região da periferia, da qual nada se esperava. Todas as atenções estavam voltadas à capital Jerusalém, ao templo e todo sistema de religiosidade que ele compreendia. No entanto, Jesus se volta a uma região marginalizada. Seu compromisso com a vida, a justiça social, a esperança e o Reino de Deus atrai as pessoas mais necessitadas. Elas estão sedentas e famintas da Palavra de Deus. O Filho de Deus se volta a homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, sem discriminação.

Em um mundo em que mulheres, crianças e pobres não tinham acesso à educação, o Filho de Deus trata a todos com igualdade. Antes de falar, Jesus já está ensinando com seus gestos inclusivos.

Pregar e ensinar o evangelho do Reino era uma necessidade básica, assim como tratar e curar as enfermidades do povo. Quando Jesus ensina, ele se volta a todos sem distinção. Quando ele cura, primeiro olha para o povo sofrido, toca no doente, não se preocupa com as regras de impureza e pureza criadas pela religiosidade da época, não exige sacrifícios em troca, dá voz à pessoa que sofre, não discrimina, mas acolhe com bondade e amor.

Esse é o primeiro milagre experimentado pelas pessoas. Elas existem! E não existe nada melhor do que ser notado e respeitado. Geralmente, o processo de cura começa quando a pessoa é cuidada. Como seria bom se em todos os hospitais, lares de idosos, igrejas, comunidades, repartições públicas… as pessoas fossem notadas e respeitadas. Muitas vezes, temos a impressão que pessoas viraram números e atendê-las é um favor.

Voltemos nossos olhar para a atenção de Jesus, para o seu olhar amoroso. Vamos aprender muito com ele. Amém.

Pastor Robson Luís Neu, pastor vice-sinodal, Paróquia Dois Irmãos

Imgem: http://3.bp.blogspot.com/
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.