|

Se não pudermos fazer grandes coisas, façamos com grande amor as pequenas coisas (Madre Tereza de Calcutá). Foi com essa frase que a Diácona Ângela Lenke deu início em 07/03/16, à primeira palestra sobre a doença de Parkinson, proferida pelo neurocirurgião Dr. Andrei Koerbel, passando a palavra para o Pastor Germânio que deu uma breve meditação sobre Mateus 4-23.25. Explicando que a cura vem de Deus, Ele criou a ciência, deu sabedoria as pessoas que se dispõem a estudá-la, trazendo-nos os benefícios. E que devemos fazer bom uso dos benefícios para termos qualidade de vida. Jesus disse: Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância (No 10.10).

Dr. Andrei deu-nos uma explicação sobre o implante do DBS (Deep Brain Stimulation), ou Estimulação Cerebral Profunda em português.
O DBS é uma terapia reversível que pode oferecer aos pacientes de Parkinson controle contínuo dos sintomas relacionados aos movimentos, 24 horas por dia. Além disso, o DBS pode ser ajustado e personalizado para gerenciar da forma mais eficaz os sintomas motores específicos de cada indivíduo.

Também compareceu um profissional da Empresa Delta Medical de São Paulo que patrocinou os custos com o evento, especialmente para dar explicações sobre o uso dos aparelhos, desenvolvidos para auxiliar pessoas acometidas com a doença, melhorando a qualidade de vida.

Acredito que o tema da palestra interessou a todos que participaram. Conforme as dúvidas surgiam, Dr. Andrei, gentilmente esclarecia.

Compareceram ao evento em torno de 90 pessoas. Dentre elas muitas com a doença, amigos, familiares, cuidadores e profissionais da área da saúde, ouviram atentamente, quando então para não extrapolar o horário estipulado Ângela agradeceu a presença, convidando todos para uma agradável confraternização no salão da Igreja, com direito a um coffee Break, onde puderam continuar o assunto. Demais reuniões acontecerão no decorrer do ano, sempre na primeira segunda-feira de cada mês, no horário das 19:30 às 21:00 horas, temas e palestrantes distintos.

Deixo aqui um pequeno depoimento como fui acometida pela doença, e porque das reuniões: Sou Edite, fui diagnosticada com essa doença Neurológica, quando tinha 31 anos de idade , hoje com 53 anos. Submeto-me a todos os tramentos que surgem com o avanço da ciência, que ajudam bastante, mas infelizmente ainda nenhum deles trouxe a cura. A doença continua avançando, trazendo muitas limitações, o que me impede de exercer as atividades da forma que gostaria, contudo, aprendi a conviver com as limitações. Parei de trabalhar e resolvi me dedicar aos trabalhos diaconais em nossa Paróquia, para isso participei o curso Multiplicadores de Diaconia, também participei de vários seminários, quando posso ainda participo. Ao longo dos anos conheci várias pessoas com a doença. Percebi a necessidade de informação sobre assuntos relacionados à doença. Mesmo com tanta informação que a tecnologia nos proporciona, ainda tem muita gente, principalmente os idosos não sabem ou não conseguem manusear o computador. Quando somos acometidos com determinada doença, tornamo-nos mais sensíveis, nos compadecendo com as dores do próximo. Aprendi muito com o Curso Multiplicadores de Diaconia. Coloquei minha fé em ação. Com a ajuda de Deus através de minha família e pessoas que com boa vontade se dispuseram a ajudar com seus dons e talentos, organizamos esse evento. A Diaconia formou um grupo chamado GAPP (Grupo de Apoio às Pessoas com Parkinson) para recepcionar e atender necessidades dos participantes.

Em sua soberania e graça, Deus não desclassifica ninguém pelo fato de possuir alguma deficiência. Fomos criados a Sua imagem e semelhança. Jesus não alimenta nossas ilusões humanas, mas prepara-nos também para as dificuldades.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.