|

“Perdoa as nossas ofensas como também
nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam”
Mateus 6. 12

Ansiamos pelo perdão divino, mas temos grande dificuldade em perdoar seja os outros ou a nós mesmos. Com o tema “Perdão – uma questão de saúde”, a catequista Mariane Noely Bail da Cruz, convidou-me para assessorar três encontros no Sínodo Norte Catarinense, um em Caçador, outro em Joinville e o último encontro aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul, nos dias 20 e 31 de julho último, nas dependências da Comunidade de Rio Cerro II.

Por muito tempo, o perdão foi assunto religioso. Pesquisas na área da saúde mostram, no entanto, como há melhoras em pacientes quando conseguem perdoar alguém, a si mesmos ou pedir perdão. Perdão passou a ser um assunto para a ciência, para a saúde, inclusive para a saúde pública.

Perdoar é esquecer? Assim como há as cicatrizes que desaparecem por completo e a pele se regenera, mas a lembrança de como nos ferimos fica em algum canto de nossa memória; outras feridas, muito mais profundas, cujas cicatrizes bem marcadas sempre estarão lá e ali a pele nunca mais se recuperará por completo. Mas serão cicatrizes e não mais feridas abertas.

Não esquecemos, e, se esquecêssemos, seria como apagar uma parte de nossas vidas. O perdão aconteceu quando é possível lembrar sem sentir dor – algumas vezes levamos a vida toda. Não importa o quanto tempo seja necessário, colocar-se no processo de perdoar já é um grande começo.

O perdão que é pura graça, não é vendido, comprado ou leiloado, Martim Lutero chamou essa verdade de “porta para o céu”. Com isso, não é de surpreender que ele tenha considerado a frase: “Creio no perdão dos pecados” o artigo mais importante do Credo Apostólico. Ele escreveu: “Se isso não é verdade, o que importa Deus ser todo-poderoso ou Jesus Cristo ter nascido, morrido e ressuscitado? Tais coisas são importantes para mim porque dizem respeito ao meu perdão”.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.