|

E Lutero ousou dizer: “ Quem não tem fé, mesmo tendo tudo em relação ao mundo, não tem nada. Quem tem fé, mesmo não tendo nada em relação ao mundo, tem tudo”. ( do folheto evangelístico Da liberdade cristã – Série: Fundamentos da Teologia Luterana)

Caras irmãs e irmãos em Cristo, neste último domingo, 11 de junho, celebramos com as bênçãos de Deus o Dia da Igreja Luterana no Rio de Janeiro.

Num dia de sol de outono com clima muito agradável tivemos culto festivo com delicioso almoço.

O local escolhido para o encontro foi o Retiro Humboldt, localizado no bairro de Jacarepaguá na Zona Oeste da cidade do Rio e onde o Dia da Igreja Luterana tem se realizado nos últimos anos.

Estiveram presentes pastores, pastoras e membros das comunidades luteranas de todo o estado: Petrópolis, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Niterói além das paróquias da capital (Ipanema, Centro e Norte, esta última a organizadora do evento composta pelas comunidades Bom Pastor na Ilha do Governador e Castelo Forte em Vila Valqueire). Um total estimado de cerca de 260 participantes. O Pastor Sinodal Geraldo Graf trouxe uma saudação da presidência da IECLB bem como a mensagem do culto baseada no tema do ano e Hino 155 – Cristãos Alegres jubilai pois, no Reino de Deus há justiça, paz e alegria.

Após o almoço, ainda foram oferecidas quatro oficinas que abrangeram as mais diversas áreas: escotismo, violência doméstica, economia justa e solidária e uma de psicologia/psicanálise “ A cura pela fala”. Como fiquei responsável por fotografar o evento, tive a oportunidade de presenciar um pouco de cada oficina, e realmente seus temas estavam muito interessantes e me prenderam muito a atenção.

Por volta das 16:00 houve o encerramento do encontro desse dia tão especial, onde pudemos reencontrar amigos e amigas, fazer novas amizades além de reafirmarmos nossa fé luterana em meio às dificuldades e obstáculos de sermos igreja na segunda maior metrópole brasileira. Foi cantado o Hino Deus é Castelo Forte em ritmo de Hip Hop (pelos representantes do projeto Educar pela paz da paróquia Esperança) juntamos as mãos em um grande círculo e cantamos a canção da despedida em um momento de grande integração.

Esse Dia da Igreja foi também especial pois lembramos os 500 anos da Reforma Protestante de Martim Lutero montando a Rosa de Katarina e Lutero, o brasão familiar ( em madeira e fuxico; um trabalho de muuuuitas mãos) que também é reconhecido, hoje em dia, como um dos símbolos desse movimento reformador desencadeador da modernidade. Inclusive nos foi cedido (pela paróquia de Campinas/SP) vários painéis para exposição com detalhes  sobre a Reforma que foram apresentados de forma bem didática, sem esquecer o papel relevante das mulheres entre elas: Katarina von Bora, esposa do reformador de Eisleben.

Saudações fraternais,
Christian Roger Dockhorn
Vice-Presidente da Comunidade Bom Pastor, Paróquia RJ- Norte, Rio de Janeiro

 (créditos das fotos: Christian, Michael e Franz)

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.