|

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de Junho de 2019

Acolhida
Somos acolhidas e acolhidos com as palavras bíblicas do profeta Isaías. Palavras nas quais encontramos algumas das mais marcantes descrições do Messias: o Servo Sofredor, o Príncipe da Paz, aquele que trará cura e restauração, transformação. Sua palavra, acolhedora enfatiza a Graça, Misericórdia e Amor.
O profeta Isaías nos ensina e apresenta a essência daquele a quem servimos e nos colocamos a serviço: Diaconia, em resposta a todo o amor que temos experimentado de nosso Deus, Senhor e Salvador!

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e façam brotar, para dar sementes ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.
Isaías 55.10-11

Canto
A cada manhã – 340 – LdC.

Saudação trinitária
Em nosso dia mundial de oração pela diaconia, lembramos e celebramos toda a Graça e cuidado de Deus para com cada um e cada uma de nós. Temos disposição para servir, porque Deus vem ao nosso encontro, nos acolhe e cuida de nós. Diaconia é a tarefa mais significativa da igreja; nela estendemos além de nós mesmos, de nós mesmas, tudo o que temos experimentado do próprio Deus, o qual vem e nos serve.
Assim, nos reunimos em nome do trino Deus: Pai; Filho e Espírito Santo; Amém!

Cantemos louvores ao Trino Deus:

Canto
Trino Deus – 03 – LdC

Confissão de Pecados
Deus de amor, misericórdia e justiça; reunimo-nos em nossa celebração para recordarmos o quão grandioso e perfeito és. Ao nos colocar frente ao teu altar, frente a tua cruz, nos deparamos com todas as nossas limitações, erros, transgressões, omissões e pecado. Tu conheces nossas verdadeiras intenções, conhece a nossa história e todo o nosso caminho e caminhar. Acolhe a nossa oração, o nosso clamor por perdão e misericórdia, quando cantamos:

Canto
Concede o teu perdão – 34 – LdC

Amado Deus, sempre presente e atento; jamais vos esquecestes de nenhuma das tuas criaturas e da tua criação. Nós reconhecemos e testemunhamos que dependemos do teu amor e cuidado. Reconhecemos que muitas vezes, nos esquecemos desta verdade e deste testemunho público de fé. Pensamos ser autossuficientes e senhores de nossa própria história. Mas, frente ao teu amor, a tua palavra visível e invisível, reconhecemos que somos fracos, fracas, falhos, falhas e egoístas. Tudo que temos e somos, vem de ti. Ensina-nos a jamais esquecer que dependemos do teu amor, misericórdia e em ti temos liberdade, comunhão e vida eterna. Acolhe a nossa oração, o nosso clamor por perdão e misericórdia, quando cantamos:

Canto
Concede o teu perdão – 34 – LdC

Faz-nos lembrar de todas as pessoas que nos cercam. Elas e Eles que encontramos pelo caminho da vida, com fome, sem cuidado, sem comunhão, amor, clamam por vida digna e justiça, é neles, é nelas que somos desafiados, desafiadas por amor ao teu nome, partilhar todas as bênçãos que recebemos de tuas mãos. Ensina-nos a partilha de bênçãos; ensina-nos a partilha da comunhão. Ouve a nossa confissão, acolhe a nossa confissão, perdoa os nossos pecados, livra-nos do sentimento de culpa, anima-nos a buscar espaço para a vivência diaconal; anima-nos a crer na força transformadora do serviço em teu nome. Acolhe a nossa oração, o nosso clamor por perdão e misericórdia, quando cantamos:

Canto
Concede o teu perdão – 34 – LdC

Anúncio da Graça
Deus é grandioso e santo porque acolhe a nossa confissão e perdoa os nossos pecados e culpa. Deus nos carrega nas horas de dor, sofrimento, desespero; quando parece não haver perdão, nos encontramos com amor que perdoa, liberta e oferece a vida eterna!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para todo aquele, toda aquela que nele crê não pereça, mas, tenha a vida eterna”. João 3.16

Kyrie
Suplicamos e intercedemos para com as relações humanas e a vida em sociedade. Ensina-nos, Senhor, mais uma vez, a nos relacionarmos uns com os outros, umas com as outras e a conviver, preservar e cuidar da perfeita Criação de Deus; é nesta realidade de convivência que formamos e formaremos as novas gerações, educaremos as nossas crianças.
Que a gente volte a ter tempo para conviver e ficar atento, não apenas às telas de smartphones ou tablets, às redes sociais, mas, atentos aos olhos e às pessoas que amamos. Atentos às histórias que querem ser compartilhadas e vivenciadas com nós.
Suplicamos e clamamos para que a dor não nos seja indiferente! Senhor, seja presente com aqueles e aquelas que estão nas filas de hospitais, ou realizando seu tratamento de saúde; seja amparo e sustento. Seja presente com aqueles e aquelas que lutam pela transformação social e direito de todas as pessoas. Que haja um olhar atento ao direito de todas as pessoas.
Aos que choram, seja Deus consolador, pelo abraço e presença amiga; lembramos e suplicamos por aqueles e aquelas que enfrentam a dor da perda – dor do luto.
Que a nossa casa comum, o mundo, com toda a sua poluição e destruição, seja a nossa causa comum de cuidado, proteção e preservação. Por isso e, todas as dores do mundo inteiro, clamamos:

Canto
Pelas dores deste mundo – 56 – LdC

Oração do dia
Deus eterno, que guiaste teu povo pelo deserto e que te fizeste conhecer pela doca dos profetas e profetizas, dos quais se colocaram a anunciar a tua mensagem e amor; nos unimos em oração. Que a tua grande luz, que guiou e que guia os teus servos e servas, ao longo da história, guie também a nós, no estudo e na reflexão da Tua Palavra. Que saibamos estender todo amor e cuidado que temos recebido de ti; mostre-nos o verdadeiro sentido da tua humilde vinda, nascendo na simplicidade e pequenez do estábulo e da manjedoura. Guarda-nos em teu amor e transforma-nos no servir, por amor do teu nome; amém!

Canto
Diaconia – 565 – LdC

Oração de intercessão
As pessoas enlutadas, Deus consola. Às desanimadas, Deus da novo ânimo. Às enfermas, Deus fortalece. Cada um e cada uma, Deus carrega na palma de sua mão. Assim é e assim age Deus que ouve a nossa oração e nosso clamor de intercessão.
Intercedemos, por todos aqueles e todas aquelas que estão adoecidos, para que encontrem esperança e a certeza do cuidado e do agir de Deus, para que sigam seu tratamento com dedicação. Lembramos em nossa oração e nos unimos com aqueles e aquelas que sofrem com a dor do luto, da perda e do sofrimento. Que em meio à ausência e o vazio a que morte traz, ecoe a certeza da ressureição e da vida eterna.

Canto
Inclina, Senhor, teu ouvido– 198 – LdC

Vínculos são abalados. Relações que se rompem. Com nossas mãos podemos construir ou trazer a desconstrução. Com nossas palavras podemos edificar, mas também trazer a ruína. Destas, permanecem muitas dores e feridas. Deus, porém, se reconciliou com o mundo e nos ajuda para nos reconciliarmos uns com os outros. Ensina-nos, Senhor, a perdoar e pedir perdão. Ensina-nos, Senhor, a recomeçar.

Canto
Inclina, Senhor, teu ouvido– 198 – LdC

Quanta beleza e riqueza existe na multiformidade! Somos pessoas diferentes, temos vivências diferentes. Temos olhares, saberes, sentimentos diferentes uns dos outros. Viemos de lugares distintos, temos nomes e sobrenomes diversos, temos necessidades e buscas diferentes, estes sentimentos e intercessões queremos unir em nossas orações; Tu, Senhor Deus, és o Deus que sonda os nossos corações e conhece os nossos pensamentos e necessidade, acolhe o que trazemos em nosso coração, nesta oração. Conduze-nos, nesta enorme diversidade, á união para sermos uma só família em Cristo, que se oferta a nós, e nos oferece a vida eterna e a salvação. Assim nos unimos, na oração que o próprio Cristo nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém

Bênção
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te de a Paz.
Em nome do Deus: Pai, Filho e Espírito Santo; Amém!

Canto
Que a Luz de Cristo brilhe – 285 – LdC

Envio
L. Vamos em paz e sirvamos ao Senhor com alegria!
C. Demos graças a Deus!


Elaboração: Pastor Cléo Moacir Martin
Cand. Catequista Edir Spredemann
Paróquia da Paz em Joinville – Santa Catarina. Sínodo Norte Catarinense.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.