|

Ser cristão hoje consiste em duas coisas: em orar e em realizar, entre os seres humanos, o que é justo. (Dietrich Bonhoefer)

O que fazer quando se perde uma pessoa valiosa, sem que haja condições adequadas para uma despedida em que se possa dar vazão à mistura de sentimentos e emoções que se apossam de nós?

Essa pergunta é o mote para o presente texto, através do qual a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH) e a Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML) pretendem dar vazão ao seu luto diante da perda de uma irmã e colaboradora querida. Trata-se de Karin Seubert, levada pelo bom Deus, ao descanso, em Sua morada, na noite do dia 18/05/2020, aos 68 anos, 3 meses e dois dias.

Ao longo dos últimos trinta anos, Karin foi uma líder e serva humilde, profundamente comprometida e engajada no serviço a Deus junto à CECLBH e à IBML. Por diversas ocasiões foi presidente e vice-presidente da Comunidade e colaborou incansavelmente, desde o lançamento dos alicerces, com o trabalho diaconal desenvolvido através das diferentes unidades da IBML: O Lar Luisa Griese (para residência de pessoas idosas), o Centro Cantinho Amigo (creche em tempo integral), o Centro de Integração Martinho (para apoio socioeducacional a crianças e adolescentes) e o coral de flautas Tocando Pela Vida. No final dos anos de 1990 e começo deste milênio, Karin também presidiu a IBML e colaborou com um processo de reorganização administrativa dessa Instituição, vindo, posteriormente e até o seu falecimento, a integrar o Conselho Consultivo da IBML.

Desde o compartilhamento, com os membros da CECLBH, da notícia de sua partida, muitas têm sido as manifestações de pesar, de tristeza e lamento, mas também de gratidão pelo aprendizado, em termos de respeito, serviço, humildade e dedicação experimentados na partilha da vida comunitária ao lado da Karin. São incontáveis as imagens e lembranças dela, guardadas na memória e em fotografias que retratam sua participação em um sem número de celebrações, eventos, festas, reuniões, encontros de formação e intercâmbio com outras comunidades e paróquias da IECLB e da comunidade parceira, em Schwaig, na Alemanha. Esses registros fotográficos, junto com um grande volume de atas de reuniões e assembleias, permanecem agora como pegadas de seu testemunho de fé e de vida, deixadas entre nós e por onde passou.

A tristeza e o pesar da Comunidade são ainda maiores agora, na situação de forçado distanciamento e de tantas restrições à circulação e ao contato físico, porque inibiram muito a possibilidade de realização de uma celebração de gratidão comunitária pela vida dessa irmã de caminhada. As restrições sanitárias também impossibilitaram abraços demorados e silenciosos que, especialmente neste momento, expressam mais do que muitas palavras.

Com o intuito de usar os recursos que estes tempos nos permitem, a CECLBH e a IBML, assim, expressam sua imensa gratidão a Deus pela vida da Karin e agradecem à família, especialmente ao filho, Bruno, por nos ter “emprestado” sua mãe, ainda que involuntariamente, por tantos anos. Em nossas preces, rogamos pelo consolo do Deus da Vida, apegados à fé e à confiança de que nossa querida Karin continua sob os Seus cuidados, como foi ao longo de cada dia de sua vida entre nós. Deus dê a ela o descanso merecido, depois de suas muitas batalhas, e a todas e todos nós a paz.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.