|


Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência do 21 ao 28 de agosto e nesta celebração vamos fazer uso de alguns recursos de acessibilidade para que mais pessoas possam participar e celebrar o amor de Deus por cada um e cada uma de nós.

Pregação baseada em Romanos 12.1-8
Seguidamente a gente pergunta ou é perguntada: Como foi o seu dia? A resposta que recebemos é muitas vezes curta demais para abranger todo o presente dado por Deus naquele dia que acabamos de experimentar. Uma boa pergunta a nos fazer todas as noites é: Onde estava Deus em minha vida hoje? Vejam, todo o nosso trabalho não é mais do que uma coletânea dos dons de Deus. O texto de hoje, nos exorta a usar o dom do incentivo. Deus usa as palavras gentis e atenciosas dos outros para nos motivar a agir.
Uma das tarefas mais difíceis para mim no Ensino Confirmatório, no ensino da fé com adolescentes e pré-adolescentes é ajuda-los a reconhecer os dons que eles têm. Esses jovens geralmente pensam que não tem nada de bom na sua vida, que não sabem fazer nada bem. E devagarzinho, vão descobrindo como sabem muita coisa, como são pessoas muito inteligentes, amáveis, cuidadosas para consigo, mas especialmente para com os demais. Os confirmandos e as confirmandas descobrem que todos nós temos sido abençoados com uma vocação ou chamado de Deus. Nossa vocação é, antes de tudo, estar a serviço dos outros, porque a vida cristã é uma existência centrada no outro. O maior serviço que podemos prestar a nosso Senhor está na esfera comum da vida cotidiana. Tudo o que fazemos de segunda a sábado se torna um ato de louvor quando feito por amor a Deus e ao próximo. Não precisamos esperar ao domingo para celebrar culto ao nosso Deus.
Deus nos fez e nos deu dons para nos encorajar e nos fortalecer mutuamente. Precisamos uns dos outros mais do que pensamos. Deus quer que sejamos co-criadores do ânimo uns dos outros. Nossa vocação tem mais a ver com o que aportamos na vida do que com o que dela tiramos. Um texto que li recentemente dizia: Fazer o que você gosta é liberdade; gostar do que você faz é felicidade. Deus não quer que a vida seja um acontecimento sem alegria.
Deus está trabalhando em nossa vocação também para abençoar o que fazemos de formas inesperadas. Nosso trabalho é, de fato, um disfarce por trás do qual Deus age. Nossa vocação não é para ser um fardo colocado sobre nós, mas sim, o lugar onde experimentamos a graça divina.
Gostaríamos que Deus removesse nossas fraquezas e imperfeições, mas Deus permite que algumas delas permaneçam. A consciência de nossas próprias fraquezas pode nos tornar mais solidários com as falhas e necessidades dos outros. Acima de tudo, queremos ser tratados assim como nosso Senhor nos trata. Após sua conversão no caminho de Damasco, o Apóstolo Paulo nunca mais pode olhar outra pessoa cristã sem ver Jesus no seu rosto. A doutrina cristã da vocação não consiste em ter mais coisas para fazer, mas em descobrir as coisas boas que Deus está fazendo em nossa vida, apesar dos nossos defeitos e erros que são tão evidentes para nós e para os outros.
Nem todos os empregos são igualmente agradáveis, mas nosso Senhor pode usar todo o trabalho que lhe é oferecido para seus bons propósitos a longo prazo. Nossa vida diária como cristãos é comparada à caminhada no Novo Testamento, porque caminhar envolve um progresso lento, constante e pouco espetacular. Nossa vocação também envolve tirar tempo para desfrutar da beleza da criação de Deus e passar tempo com os membros da família e amigos, participar de atividades relaxantes e repousantes. Também servimos a Deus descansando, passando tempo em nossos hobbies e atividades de lazer.
O espírito em que agimos como cristãos durante a semana faz a diferença. Os cristãos animados são um bem inestimável em qualquer comunidade de fé. Que Deus permita que isso seja dito de todos os membros desta paróquia: Olhem como essas pessoas são animadas! Verdadeiramente, Deus está fazendo coisas surpreendentes entre nós. Isso, não é maravilhoso?

Culto com participação de Eder Targino (piano), Lélia Brazil (flauta), Reinhard Braun (voz), Pastor José Kowalska, Pastora Presidente Silvia Genz (mensagem da Presidência) e as pessoas interpretes de Libras de quem não sabemos os seus nomes.
O culto de hoje teve como apoio os subsídios da Coordenação de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão da IECLB.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.