|

 

Olá! A Paz de Cristo seja contigo!

Você já se alegrou hoje? Como está o termômetro da alegria? Baixo, médio, alto?

Em Filipenses 4.4 diz: Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se.
A alegria, para mim, está associada ao ter um sentido para a vida, uma missão para a vida. Para mim é assim: No dia que eu levanto sem objetivo, sem saber o que fazer, bate uma tristeza no peito, um vazio.  Porém, quando levanto com um objetivo, um sentido, uma missão, o dia pode estar nublado, cinzento, cheio de contratempos, e, mesmo assim, a alegria me envolve.

O apóstolo Paulo ao escrever aos Filipenses com certeza não tinha motivos para se alegrar, pois estava na prisão. Mesmo preso, perseguido por anunciar o evangelho de Jesus Cristo, ele estava alegre e convidando os Filipenses a se alegrar com ele. No que reside a alegria de Paulo? É que no Senhor, em Cristo, ele encontrou o sentido, a missão da sua vida, isto é, testemunhar o Evangelho. Em Cristo está a chave para encontrar o sentido da vida, a missão que nos faz alegres e confiantes mesmo em dias cinzentos. Estamos no mês da Reforma. O que transformou o desespero de Lutero em alegria de vida? Foi ele descobrir que a salvação não dependia do esforço dele, mas da graça de Deus revelada por Deus em Jesus Cristo. A graça salvadora de Deus fez com que Lutero encontrasse alegria na sua vocação e não desespero.  Alegrar-se no Senhor não nos faz diariamente perguntar: “o que ainda podemos esperar?”, porém o que ainda se espera de mim?”.

Tem uma pequena anedota contada pela logoterapeuta Elizabeth Lukas, que diz: “Um visitante de uma exposição de arte pergunta ao famoso escultor: Como foi que conseguiu criar esta estátua maravilhosa? Eu a esculpi de um bloco de mármore, respondeu o mestre, ao que o visitante se surpreende, dizendo: Que coisa, como é que o Senhor sabia que ela estava dentro?” 

Alegrar-se no Senhor é saber que em Cristo somos abençoados com a fé que dá sentido a vida, que nos ajuda a transformar os blocos de mármore da vida, as durezas da vida, em belas obras de arte, em alegrias. Alegrar-se no Senhor não é olhar para o que ainda podemos esperar com a pandemia, mas se perguntar: O que ainda se espera de mim? Como os meus gestos podem alegrar a minha vida e dos que estão a minha volta?
Pense nisso com carinho!

Oremos: Obrigado Senhor, pois é o teu gesto salvador na cruz em Jesus que nos abençoa com a verdadeira alegria da vida. Ajuda-nos a encontrar em nossa vocação essa alegria, para que possamos espelhá-la para dentro desse nosso mundo tão cinzento, tão incerto, tão cheio de angústias, medos e lutos. Amém.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer a sua alegria sobre ti hoje e sempre. Amém.

Alegrai-vos no Senhor!

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.