|

A Campanha da Fraternidade Ecumênica representa uma das experiências mais valiosas de missão evangelizadora em nosso país! Sua realização, em comunidades, escolas, movimentos, grupos, tem sido sinal de esperança e unidade. Desde os anos de 1980, este projeto de evangelização e missão, envolvendo as Igrejas era sonhado. O sonho se concretizou no ano 2000, um grande marco na história cristã, literalmente no início de um novo milênio. Após um tempo de muito sofrimento, guerras, intolerância e violência.

Desde então a Campanha trouxe inúmeras reflexões, uniu pessoas e comunidades por um mesmo objetivo: o testemunho genuíno da fé em Jesus Cristo. Somos comunidades e Igrejas com distintas formas de celebrar, de viver e manter nossa confessionalidade, mas em Cristo somos um corpo.

Neste ano, em meio a tempos difíceis de pandemia, a Campanha nos desafia a refletir sobre “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. O lema da campanha se baseia na carta aos Efésios 2.14: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. O tema e lema são desafiadores, e nos trazem inúmeras reflexões, pois, estamos vivendo em uma realidade de divisões, abuso de poder, preconceitos, violência e morte. Qual o significado de reafirmarmos a nossa fé diante de tantas situações que acometem o ser humano? Como podemos anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo em tempos tão turbulentos como estes? Existe espaço para a unidade e partilha neste contexto?

A campanha nos desafia para uma caminhada conjunta, que visa a construção de pontes, onde existem enormes muros de ódio, rancor e violência. Trazendo paz para aqueles e aquelas que vivem em meio ao caos. Resgatando a esperança, onde só existe tristeza e desafeto. Nosso desejo é que a partir da palavra, refletida e compartilhada, a luz possa existir onde a escuridão impera. Visando os objetivos gerais, necessitamos de empenho, entendimento e respeito. A Campanha acontece pela ação conjunta de diversas pessoas em diversos lugares. Os objetivos são reais e necessários. Que possamos agir e fazer acontecer, para:

· Redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas;

· Denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus;

· Comprometer-nos com as causas que defendem a casa comum, denunciando a instrumentalização da fé em Jesus Cristo que legitima a exploração e a destruição socioambiental;

· Contribuir para superar as desigualdades;

· Animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo;

· Promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio;

· Fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa;

· Estimular o diálogo e a convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural;

· Compartilhar experiências concretas de diálogo e convívio fraterno. (Conf. Texto base CFE 2021).

Que o Santo Espírito de Deus nos movimente, movimente nossas Comunidades, Paróquias e Sínodo, para que tenhamos uma Campanha com reflexão e ação! Se desafie e desafie o meio em que você vive para celebrar e refletir sobre esta Campanha que há muitos anos tem transformado e motivado muitas pessoas. Vamos juntos e juntas!?

Pa. Paula Naegele
Integrante da Coordenação Sinodal da CFE
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.