|

O terceiro ou quarto domingo de agosto sempre é um dia muito esperado pelos Coros e Grupos de Louvor do Núcleo Jaraguá do Sul-Sínodo Norte Catarinense. É nesse dia que acontece o tradicional “Encontro de Coros”. Com novo cancelamento do evento em 2021, em virtude da pandemia, a Coordenação de Música do Núcleo Jaraguá do Sul, em diálogo com a Coordenação Sinodal de Música, decidiram oferecer uma Oficina Virtual de técnica vocal. Quem assumiu o momento de formação foi o Professor e Regente Mário Klemann, de Joinville.

Com início às 14h do domingo 22 de agosto, a Coordenadora de Música do Núcleo Jaraguá do Sul, Elisiana Klabunde, saudou os grupos e participantes individuais inscritos das cidades de: Jaraguá do Sul, Rio das Antas, Joinville, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba, Balneário Piçarras e Mafra.

O Pastor Sinodal Claudir Burmann deu as boas vindas com as palavras das Senhas Diárias. O Orientador Teológico do Conselho de Música do Núcleo Jaraguá do Sul, Pastor Elpídio Carlos Hellwig, fez uma breve meditação, na qual abordou Jesus Cristo como o pão da vida, que dá sentido a nossa existência. O Pastor ainda conduziu uma palavra de oração.

Logo após, a Oficina passou a ser conduzida pelo Regente e Professor Mário Klemann. Primeiramente, Mário apontou para as múltiplas funções que o regente precisa assumir no trabalho em grupo e destacou a importância dos cantores, já que o próprio regente depende da participação deles. Conforme Mário, “Cada cantor e cantora é um pedaço no quebra-cabeça. Todos têm a mesma responsabilidade”.

Logo após, o Regente convidado falou sobre a pandemia Covid 19, alertando para os sintomas, as sequelas e trazendo alguns relatos e experiências pessoais. A pandemia exigiu que também as atividades relacionadas ao Canto Coral tivessem que ser reinventadas. Isso trouxe vários medos e inseguranças como: grupos defasados, medo de retornar, sequelas na saúde, mudança de repertório e na maneira de realizar os ensaios, o lidar com a tecnologia e com a auto-imagem, pois o “se ver e se ouvir também é um aprendizado”. Estes foram alguns fatores que afetaram tanto o trabalho dos regentes quanto de seus cantores e cantoras.

Dando prosseguimento à exposição, o Professor falou sobre o sistema complexo no qual a voz é produzida: o aparelho respiratório, fonatório e ressonador. “O coro é uma orquestra de vozes”, já que a voz é o principal instrumento de quem canta. O Regente convidado ainda trouxe definições sobre a técnica vocal, cujo objetivo é desenvolver a voz em todas as suas potencialidades. Baseando-se na Professora e Cantora Lúcia Passos, Mário acredita na técnica vocal como possibilidade de “orientar a identidade vocal individual e coletiva”.

O Professor abordou a importância da propriocepção, não deixando de falar também sobre vícios e cuidados em relação à voz. Mário trouxe tópicos presentes na técnica vocal: postura, alongamento e respiração. Através de exercícios e exemplos, os participantes puderam entender e sentir que a vida, a saúde e a voz estão interligadas.

Por último, trouxe algumas canções do Livro de Canto, orientando sobre a respiração e a precisão rítmica. Deixou ainda alguns vídeos como sugestão para assistir em outro momento.

A Coordenadora Elisiana agradeceu aos participantes, ao Regente convidado, aos demais regentes, ao Pastor Sinodal e ao Sínodo Norte Catarinense. O Pastor Claudir conduziu o encerramento com base no Sl 100, proferindo a oração e bênção final. As falas e mensagens dos participantes foram de gratidão pela oportunidade de aprendizado.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.