|

“Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor.” (Mateus 26.35).

Vamos refletir hoje sobre duas palavras, que são muito importantes para todos os tempos e situações. Me refiro às palavras “coerência” e “fidelidade”. Acredito que todos vocês já ouviram a expressão: falar da boca pra fora! Fala-se sem pensar direito, sem importância, sem responsabilidade que, eventualmente, se transforma em arrependimento.

O versículo bíblico do evangelho de Mateus, citado no início, são palavras do apóstolo Pedro, um dos discípulos, quando estava com Jesus antes de sua crucificação. Pouco tempo depois de proferir tão sérias e fortes palavras, negou Jesus por três vezes.

Vamos pensar na seriedade com que afirmamos ou vivemos algo? Muitas vezes somos levados a dizer ou fazer algo por impulso, sem analisar o real sentido ou comprometimento daquilo que estamos afirmando ou fazendo. Isso acontece nas mais diversas situações de nossa vida. Ocorre no trabalho, na escola, na família, nos relacionamentos, nas convicções religiosas.

Vamos pensar: qual é o comprometimento com as palavras que pronunciamos? Será que também ainda sabemos o significado de palavras como: segredo, amizade ou compromisso?

Pedro afirmou que seria fiel a Jesus até à morte. Colocar a vida em jogo foi algo sério. E ao negar Jesus, Pedro temeu pela própria vida. Poderia até ser justificável: afinal, ele nada mais fez do que defender sua vida. No entanto, muitas vezes, somos rápidos em achar argumentos e desculpas para fugir de compromissos que assumimos ou de afirmações que fizemos. Ou se joga a responsabilidade adiante.

Por isso eu convido você para refletir sobre a coerência e a fidelidade de nossas palavras e ações. Na maior parte das vezes, ninguém nos obriga a prometer ou fazer algo. Mas, quando nos comprometermos, que o façamos com convicção. Jesus não nos abandonou para poupar a sua vida. Ele não falou da boca pra fora. Está aí um grande exemplo a seguir. Vamos entoar o canto da coerência e da fidelidade.

Oração: Senhor Deus. Em um mundo onde há tantas palavras soltas ao vento, permita que possamos ser honestas e honestos com aquilo que dizemos e fazemos. Por situações das mais diversas e por vezes irrelevantes, deixamos de cumprir aquilo que assumimos em palavras e no coração, tanto perante o outro, como também diante de Ti. Faça-nos coerentes e fiéis em nossa missão. Por Cristo Jesus. Amém.

P. Gilson Ricardo Hoepfner
Paróquia de Farroupilha

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.