|

Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1.27)
Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. (2 Coríntios 5.18)

 

No Tema do Ano 2023-2024 testemunhamos que a IECLB é Igreja de Jesus Cristo, e sua vida e teologia estão fundamentadas nas Sagradas Escrituras. Por esse motivo, reconhecemos e afirmamos que toda e cada pessoa é moldada à imagem de Deus e criada para viver em comunhão, numa relação de dignidade e amor. A dignidade de cada pessoa e a igualdade irrestrita entre elas são estabelecidas por Deus. Entre as pessoas, não há distinção de superioridade e inferioridade.

Além da dignidade de criatura feita à imagem divina, o ser humano recebeu de Deus a liberdade para promover vida e comunhão. Infelizmente, essa liberdade foi usada para se afastar da vontade divina (Gênesis 3). As relações de dignidade entre homens e mulheres foram seriamente afetadas pelas injustiças e pela busca da superioridade.

O predomínio do homem sobre a mulher suscitou desigualdade, discriminação, violências e outras formas de opressão em âmbito pessoal e familiar, mas também na cultura e na sociedade em geral, inclusive em espaços de nossas Comunidades. Evidencia-se aqui o rompimento com a ordem criadora de Deus, que concebeu mulheres e homens à sua imagem e semelhança.

Como parte da comunhão, a Igreja também reflete o desequilíbrio e sofre com as consequências do pecado humano. Entretanto, a boa notícia que a Igreja anuncia em palavras e atitudes é que, com sua morte, Jesus Cristo quebrou o poder do pecado. Unidas a Jesus Cristo pelo batismo, as pessoas estão mortas para o pecado, mas vivas para Deus, para caminhar numa nova vida (Romanos 6.4,11). Em Cristo, somos nova criatura, pessoas que não vivem mais para si mesmas, mas para aquele que morreu e foi ressuscitado para a nossa salvação (2 Coríntios 5.15,17). Em Cristo, a Igreja é parte da nova criação de Deus.

A nova criação é obra da reconciliação de Deus. A reconciliação promove comunhão de relações dignas e justas: Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são uma só pessoa em Cristo Jesus (Gálatas 3.28). Como parte da nova criação, a missão da Igreja, também da IECLB, é participar e dar testemunho da obra de reconciliação divina.

Em resposta ao mandato divino, como fruto do processo de reflexão comunitária e sinodal, o XXXIII Concílio da Igreja, em outubro de 2022, aprovou a Política de Justiça de Gênero da IECLB. A Política de Justiça de Gênero dá testemunho da reconciliação oferecida por Deus e a IECLB, como Igreja de Jesus Cristo, expressa seu compromisso de fé em resposta ao Evangelho. Assim, ela é chamada e, ao mesmo tempo, capacitada por Deus para promover a reconciliação, a justiça, a paz e vida digna entre e para todas as pessoas. Reconciliação se manifesta em relações justas, que valorizam a participação igualitária nos espaços da vida comunitária e fora dela, na reparação de injustiças e desigualdades que têm causado tanto sofrimento, e no testemunho de que Deus, em Cristo, gera uma nova humanidade e um novo mundo.

A Política de Justiça de Gênero da IECLB foi apresentada em evento organizado pela Presidência e pelo Conselho da Igreja, em 30/03/2023, e está disponível para leitura em formato impresso e online, no Portal Luteranos (CLIQUE AQUI). Convidamos lideranças e membros em geral a que acessem e leiam o documento.

Rogamos que Deus acompanhe nosso processo de diálogo e planejamento nas Comunidades, Paróquias e nos Sínodos para viver em Cristo e combater a discriminação e a opressão de gênero, bem como criar Comunidades de relações justas que promovam o bem viver de todas as pessoas e da Criação.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.