|

“Estou para seguir o caminho de toda a terra.

Por isso, seja forte e seja homem” (1 Reis 2.2).

Normalmente, as últimas palavras de uma pessoa são ouvidas e guardadas com muito carinho e atenção. Em se tratando de um rei, elas se tornam ainda mais significativas. A frase acima contém as últimas palavras do Rei Davi. Ao instruir seu filho Salomão que o sucederia no trono, o exorta a “ser homem”.

Durante o naufrágio do Titanic, não havia botes salva-vidas para todos. Por ordem do capitão, foi dada preferência para mulheres e crianças. Com isso, 74% das mulheres e 52% das crianças a bordo foram salvas e, somente, 20% dos homens. Estes homens que sobreviveram foram taxados como covardes, por não terem se sacrificado para salvar as mulheres e crianças.

“Mulheres e crianças primeiro” é um código de conduta antigo observado em situações de perigo. Isso não altera o valor e a importância delas. Apenas sublinha que, se o navio começar a afundar, se espera dos homens que priorizem o cuidado com elas, antes que a si mesmos. Espera-se que sejam fortes, corajosos e capazes de se sacrificarem em defesa das mulheres e crianças.

Poucas pessoas sabem, mas existe pena de morte no Brasil, tendo inclusive amparo constitucional. O inciso 47 do artigo quinto da Constituição, diz que não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada. Os crimes que podem levar a essa punição estão descritos no Código Penal Militar, de 1969, entre os quais consta a covardia. Portanto, que o homem seja corajoso diante do perigo é não apenas uma expectativa social, mas também uma exigência legal.

Ao estudar a vida de Salomão, vê-se que ele mais foi homem quando reconheceu que dependia de Deus. Não seremos homens na plenitude daquilo para o qual existimos se formos a parte daquele que é o padrão de humanidade: Jesus Cristo. Jesus não é um super-homem, ele apenas é um homem na sua plenitude. Que sejamos nós também semelhantes a Cristo, especialmente na disposição de nos sacrificarmos em favor do nosso próximo.

Oração: Senhor Deus e Pai… Te agradecemos pela obra de Jesus na cruz. É a maior demonstração de amor que podemos ver na história. Inspirados nele, queremos expressar a força do amor pelas pessoas ao nosso redor. Ajuda-nos! Amém!

P. Leonir Arno Lohmann
Paróquia Evangélica de Três Coroas

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.