Página inicial
Clique em “Ver mais” para ter a visão geral ou acesse diretamente os conteúdos através dos links abaixo.
Ver maisConheça as ênfases e atividades realizadas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisTenha acesso a conteúdos por temas e âmbitos de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisAcesse serviços e documentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisConfira os eventos e os cursos oferecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisFortaleça a fé com as Senhas Diárias, as Meditações Diárias e o Culto Nacional Online.
Ver maisFique por dentro do que acontece na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver mais
O sacerdócio geral é a razão pela qual as Igrejas Luteranas dão ênfase à participação dos membros na organização e na condução da vida comunitária. Em nossas comunidades, as pessoas participam de decisões em todas as instâncias e se engajam em diferentes atividades, contribuindo com recursos, capacidades e dons.
Martim Lutero enfatizou o sacerdócio geral a partir da leitura e interpretação da Bíblia. Por um lado, a Bíblia afirma que Jesus Cristo é o único mediador e sacerdote que nos possibilita acesso direto a Deus:
Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem, que deu a si mesmo em resgate por todos, testemunho que se deve dar em tempos oportunos. (1 Timóteo 2.5-6)
Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. (Hebreus 4.14)
Por outro lado, há também a convicção de que Jesus Cristo compartilha conosco a dignidade de sacerdotes e sacerdotisas:
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2.9)
e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5.10)
O sacerdócio geral pressupõe membros atuantes, que assumem a responsabilidade para com a missão de Deus realizada através das atividades da comunidade. Sacerdócio não tem um fim em si mesmo, mas é o meio para alcançar um determinado objetivo. E este objetivo é a proclamação do evangelho de Jesus Cristo. Quem é sacerdote, sacerdotisa de Deus tem a incumbência de proclamar o evangelho em palavra e ação.
O sacerdócio geral é compromisso de toda pessoa cristã: por isso falamos em sacerdócio de todas as pessoas que creem. Não se trata de um grupo seleto, mas de toda a comunidade. Nenhuma pessoa cristã está excluída, muito pelo contrário, cada pessoa tem a incumbência de participar na missão de Deus.
O Sacerdócio geral está baseado na concepção de um corpo, no qual cada membro é importante e desempenha uma função necessária à manutenção do corpo. Dentre os diversos aspectos da concepção de igreja como corpo, destacam-se:
Complementariedade: cada membro é necessário para completar o corpo. O corpo somente se completa com a união das diversas partes.
Igualdade: todos os membros têm a mesma importância para o corpo, até aquelas partes menores ou que não pareçam tão nobres.
Funcionalidade: cada membro tem uma função e exerce essa função em razão do todo ao qual serve.
Diversidade: assim como um corpo tem diferentes membros, na comunidade há diversidade de dons.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.