|

A história do Coral tem início no ano de 1926, quando alguns membros da Comunidade Evangélica Luterana em Guaramirim, à época pertencente à Paróquia de Jaraguá do Sul, se reuniram com o propósito de formar um Coral. Sob a regência do Sr. Kurt Reimer, o grupo almejava participar da inauguração da Igreja local no mesmo ano, mantendo-se ativo por um período de nove anos.

No ano de 1950, a Comunidade desvinculou-se da Paróquia de Jaraguá, passando a integrar a Paróquia de Brüderthal. Com a chegada do Pastor Hans Riegel, sua esposa Erika herdou a regência do Coral. E sendo que desta formação inicial, são lembrados com carinho três coralistas: Edeltraut Friedemann Manske, Helga Friedemann Vogel e Heldraut Hard Cord.

Com a partida do Pastor Hans Riegel e sua família de volta à Alemanha, o Coral passou a ser regido pelo Sr. Wolf Heinz Antonius, que, por motivos de saúde, teve que se afastar, resultando no retorno da regência para o Sr. Kurt Reimer. Devido à falta de coralistas e outras adversidades, as atividades do coro tiveram de ser encerradas.

Um tempo depois, por intermédio de um grupo de ex-coralistas e membros da comunidade, o Coral foi reativado, tendo a Sra. Gertrudes, esposa do Pastor Armando Claas, como regente. Tudo ia bem até que por mais uma vez o Coral voltou a sofrer a ameaça de encerrar suas atividades com a eminente transferência do P astor Armando e sua família para o Paraguai.

Contudo, a Sra. Gertrudes, após aulas de regência e música em Blumenau com o Pastor Frank Graf, conheceu uma jovem chamada de Liara Roseli Krobot, que foi convidada a assumir a regência do Coral. Assim, em 07 de setembro de 1988, durante a celebração das bodas de prata do Pastor Armando e da Sra. Gertrudes, e também na despedida deles, Liara, também conhecida como Rosi, regeu o Coral pela primeira vez. Aos poucos e com muita persistência e perseverança dos coralistas e da regente, devido a dificuldades financeiras, o Coral foi reforçado pela agora Paróquia de Guaramirim.

Com o passar do tempo, o Coral cresceu, realizando o sonho comum a todos os corais: a renovação de cantores e a adesão de jovens. Liara esteve à frente do Coral por impressionantes 23 anos, até sua saída, quando nos encontramos novamente na estaca zero. Em 2017, a Sra. Ademilde Tantsch presidia a Paróquia visitou a Musicista Michele Guckert e lhe fizeram o convite para retomar as atividades do canto Coral.

Desde então, nos orgulhamos diariamente em ver que esse grupo vem obtendo frutos incríveis. Em meados de 2018, surgiu a necessidade de ampliar o canto coral com um Coro Infanto-Juvenil. Atualmente, os ensaios ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Para nós, coralistas, o Coral é mais do que um grupo musical; é nossa segunda família, proporcionando momentos de lazer. No Coral, há espaço para aprender não apenas a cantar, respirar e manter uma postura adequada, mas também a dialogar, propor novas ideias, solucionar problemas, nos apoiar mutuamente e fortalecer a união desse grupo engajado e unido.

O Culto de Gratidão por essa bela história aconteceu em 15 de novembro de 2023, na Comunidade de Guaramirim, Centro.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.