|

Com a oração da manhã iniciou o quarto dia do Fórum de Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). No programa do dia constam reflexão a partir da Bíblia e trabalho em câmaras temáticas. Confira um resumo:

 

 

JESUS DIZ: IDE E FAZEI DISCÍPULOS

 

Onde? Como? Com quem? Por quê? Quando?

A Pastora Iraci Wutke, Assessora de Formação do Sínodo Espírito Santo a Belém, aceitou o desafio de lançar um novo olhar para o texto de Mateus 28.16-20, denominado de “grande comissão”. O que ainda não conseguimos enxergar ou compreender nesse texto tão conhecido, tão óbvio? O momento histórico que vivemos como Igreja Luterana nos desafia a um novo olhar para aquilo que, de tão visto, já não enxergamos mais. Novos olhares permitem redirecionamento da caminhada e re encantamento com o ser Igreja.

 

Iraci ressaltou imperativos centrais para uma Igreja com essência missionária: VAI – FAZ – BATIZA – ENSINA – CONFIA. Se é imperativo, é uma ordem incontestável. No entanto, um imperativo, uma ordem, um convite, pode ser feito de forma positiva ou negativa; pode soar de forma intimidadora ou encorajadora; pode assustar ou empoderar. Tudo depende de como usamos, de que maneira entonamos e concedemos vida por meio da fala.

 

Jesus usa imperativos com tom maternal, motivador, que inspira confiança; um tom afetivo e acolhedor que cria laços. A entonação dada por Jesus a estes verbos de ação, é capaz de quebrar resistências, provocar reflexões, transformar pensamentos e atitudes e despertar o engajamento na proposta do Reino de Deus. Jesus usa a tônica do amor que acolhe sem perder a firmeza do Evangelho. Dessa forma, ele consegue dar vida aos verbos!

 

A metodologia de Jesus provoca novos olhares para a forma como nós temos usado imperativos na tarefa missionária que nos é confiada. Esta metodologia de Jesus faz lançar um novo olhar para o lugar onde temos buscado o alvo do nosso agir missionário.

 

Para alcançar o alvo de forma eficaz é preciso trabalhar o re encantamento pessoal para então encantar a outra pessoa. Uma vez encantados e encantadas com a missão de Deus, e com convicção do nosso “ser luterano” / “ser luterana”, é possível transitar em diferentes contextos e espaços sem perder a nossa essência ou comprometer a teologia luterana, mantendo-nos como um diferencial no universo religioso que se coloca.

Iraci concluiu suas reflexões com uma aspiração: “que a tônica do nosso método missionário seja carregada de acolhimento, envolvimento, motivação e linguagem afetiva”.

 

Na segunda parte da manhã e durante a tarde, foram constituídas câmaras temáticas para refletir e fazer indicativos para as Metas Missionárias 2025-2030. As câmaras, por sua vez, foram subdivididas em grupos, formando um total de 12 grupos:

 

 

Câmara 1: Missão

Grupo 01 – Missão, Vitalidade Comunitária e Evangelização

Grupo 02 – Missão e Vida Celebrativa

Grupo 03 – Missão e Formação de Novas Comunidades

 

 

Câmara 2: Formação

Grupo 01 – Educação Cristã Contínua

Grupo 02 – Formação Ministerial

Grupo 03 – Formação de Lideranças

 

 

Câmara 3: Justiça Econômica, Racial, Socioambiental e de Gênero

Grupo 01 – Justiça de Gênero e Justiça Racial

Grupo 02 – Justiça Socioambiental e Econômica

Grupo 03 – Missão e Diaconia

 

 

Câmara 4: Governança, Gestão e Comunicação

Grupo 01 – Missão e Comunicação

Grupo 02 – Missão e Gestão

Grupo 03 – Missão e governança

 

 

 

Acompanhe as notícias e materiais do Fórum clicando aqui

 

Veja as fotos do Fórum em: Álbuns de Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil | Flickr

 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.