Primeira edição brasileira do Concurso Internacional Matemática sem Fronteiras 2011 teve a participação de 110 escolas de todo o país. Escola de Ivoti conquista o segundo lugar nacional na categoria escolas privadas para alunos do 6º ano.
A turma do 6º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Educação Ivoti (IEI) tem muito a comemorar. Nesta semana, os alunos ficaram sabendo que eles foram responsáveis por colocar a escola como segunda colocada em nível nacional e em primeiro lugar no Estado, na categoria escolas privadas, alunos do 6º ano, no tradicional Concurso Internacional Matemática sem Fronteiras 2011 (Mathématiques sans frontières – MSF). Talvez ainda não muito conhecido pela maioria, o concurso internacional é realizado há mais de 20 anos em mais de 30 países e, neste ano, teve sua primeira edição no Brasil.
A edição brasileira foi organizado no Brasil pela RedePOC – Programa de Olimpíada do Conhecimento, em parceria com a Académia de Strasbourg, França, e envolveu 110 escolas, contando com a participação efetiva de 279 classes de escolas públicas e privadas do país e a participação de 10.500 estudantes de 12 estados brasileiros de todas as regiões: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo.
Conforme o regulamento internacional, o concurso é dirigido a estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. As provas, realizadas no dia 22 de março, consistiram de até 13 questões de acordo com a série. Para os alunos do 6º ano (ou antiga 5ª série) foram nove questões, com escore máximo de 55 pontos. Todas as séries participantes do concurso tiveram ainda que resolver uma questão em idioma estrangeiro, podendo ser em alemão, espanhol, italiano ou inglês. Conforme os organizadores do concurso, 90% dos estudantes responderam a esta questão, sendo o inglês o idioma preferido (75%), com o espanhol em segundo lugar (20%) e o alemão em terceiro (5%), principalmente entre as escolas do Sul do Brasil.
Conforme explica a vice-diretora do IEI e professora de Matemática do 6º ano, Vera Kern Hoffmann, para a realização da prova, a turma de 26 alunos, foi divida em grupos, formados por três ou quatro alunos. Cada grupo foi responsável pela resolução de uma questão da prova. Na questão em idioma estrangeiro, os alunos decidiram utilizar o alemão e a escolha não foi à toa, já que a língua é ensinada na escola desde a Educação Infantil.
Vera comenta que a escola optou por participar com apenas uma única turma, nesta primeira edição do concurso. A professora destacou ainda o empenho dos alunos da turma do 6º ano e diz que o excelente resultado obtido no concurso é fruto do trabalho realizado pelos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Oferecemos uma educação que desde a Educação Infantil contempla o estudo de todas as áreas da Matemática, como a dos números, da geometria, álgebra, por exemplo”, explica.
Premiação – A partir de 14 de junho, todas as escolas e estudantes das classes vencedoras, bem como seus professores-responsáveis receberão certificados especiais e medalhas. Os vencedores ainda receberão um certificado especial de Menção Honrosa emitido pelo Comitê Internacional, pelo seu papel pioneiro ao participar da primeira edição do MSF no Brasil. A cerimônia nacional de premiação está programada para ocorrer em agosto, em São Paulo.