Este material tem por objetivo despertar as pessoas para a vivência da fé em comunidade. Promover a formação teológica e o desenvolvimento dos dons para a edificação da Igreja local. A intenção é de que seja utilizado, num primeiro momento, com as lideranças a fim de que as mesmas sejam multiplicadoras criando outros grupos de estudo, gerando, assim, novas lideranças. “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a pessoas fiéis e também idôneas para instruir a outras” (2 Timóteo 2.2). Nada impede que seja utilizado em grupos já existentes, cursos de Batismo ou para novos membros, estudos Bíblicos, etc.
Ao tratarmos o tema Batismo, abordaremos as responsabilidades que a pessoa batizada, pais, padrinhos e comunidade de fé assumem e que são necessárias para a salvação. O sacerdócio geral visa relembrar que, pelo batismo, recebemos dons para serem colocados a serviço do próximo na comunidade e no mundo. A transformação e o compromisso de uma vida cristã a partir do batismo abrange também as questões financeiras. Por isso, o tema finanças quer ressaltar que cada pessoa honre a Deus com seus recursos, além de assegurar que ninguém venha a ser seduzido a trocar o Reino de Deus pelos reinos deste mundo. Desta forma, a vida cristã tornase abundante, onde a experiência da graça de Deus se percebe nas grandes e pequenas coisas e o serviço ao próximo se transforma em uma satisfação e um grande privilégio.
Importante destacar que o conteúdo seja previamente estudado e apropriado por cada pessoa responsável. A forma de apresentação e a dinâmica de cada encontro pode ser adaptada a realidade onde se deseja aplica-lo.
Sugerimos criar um pequeno grupo (10 a 20 pessoas), com a proposta de 08 encontros, seguindo as sugestões:
Inicia-se a reunião agradecendo a presença de todos destacando a importância da comunhão para a nossa fé.
Em seguida cante alguns hinos (se possível),
Apresente a temática com Power Point (se possível).
Após o estudo, abre-se o espaço para diálogo e compartilhar a partir das perguntas motivadoras. É importante que os presentes tirem suas dúvidas e sintam-se a vontade para fazer comentários.
Na hipótese de o grupo ser muito grande, sugere-se dividi-lo em grupos menores a fim de que o diálogo e o compartilhar aconteça de forma mais espontânea.
Encerre a temática, indicando o tema do próximo encontro e convide todos para uma oração (seria importante pedir se alguém do grupo poderia orar ou se há motivos de intercessão).
O final do encontro é tão importante quanto o início, por isso, incentivamos o compartilhar de um chá, café, pipoca ou bolacha. Cuide para que o encontro não se transforme em banquete, pois as pessoas pobres geralmente ficam constrangidas com os excessos e acabam não participando mais.
Ao final dos 08 encontros, caso haja o desejo de continuar se encontrando, as pessoas devem procurar recursos e subsídios com seu Ministro/ Ministra. Convém ressaltar que o grupo não substitui o Culto e que deveríamos aceitar o desafio de criar novos grupos a fim de multiplicar o que foi aprendido. “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” (Atos 4.20)
Tenham todos um abençoado encontro!
Sínodos
da Amazônia
Brasil Central
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul Catarinense
Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Vale do Taquari
Add Your Heading Text Here
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.