O governador em exercício, Beto Grill, participou da inauguração da unidade industrial de laticínios da Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), em São Lourenço do Sul (RS), na tarde de sábado (28).
Fundada há 19 anos, a Coopar, parceira do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA/Núcleo Pelotas), reúne produtores de toda região, a maior parte localizados em São Lourenço Sul, Cristal e Canguçu. Com capacidade para receber 60 mil litros de leite por dia, a unidade de produção de laticínios representa um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. O desenvolvimento da atividade industrial marca o início de uma nova fase na cooperativa, que até então organizava a logística de produção, repassando a matéria-prima para outras indústrias.
Beto Grill destacou o trabalho realizado pela cooperativa ressaltando a importância da agricultura familiar para economia do Estado. “Através de iniciativas como esta, toda cadeia produtiva fica na mão do agricultor, que passa a ter maior autonomia no processo. Do grão cultivado, que serve de alimento às vacas, ao produto final, tudo passa pela cooperativa”, destacou.
A importância da organização da agricultura familiar e o papel das cooperativas também foram destacados pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) Ivar Pavan. “Viver este momento é estar inserido em um projeto que vai ao encontro do modelo de desenvolvimento que o governo quer para o RS. A SDR foi criada com este intuito: promover o crescimento e o desenvolvimento das atividades do pequeno agricultor de forma organizada e bem estruturada”, disse.
O lançamento da unidade de laticínios faz parte do processo de consolidação no mercado da marca Pomerano Alimentos, criada pelos cooperados em 2010. De forma experimental, a marca começou a chegar ao comércio da região, ainda no final do ano passado. Desde o começo de março, a empresa atua com outros produtos, como doce de leite, nata, ricota e bebidas lácteas.
Agricultores familiares beneficiados
De acordo com o diretor-administrativo da cooperativa, Amílton Strelow, a indústria começou com uma capacidade de processamento de 5 mil litros, expandiu para 10 mil e hoje está em 15 mil litros diários – o plano é alcançar entre 30 e 40 mil litros diários – devendo chegar rapidamente aos 60 mil litros processdos. “Outros produtos, como a ricota e queijos especiais, estão em fase de aprovação dos rótulos pelo MDA”, esclareceu Strelow.
A agroindústria gera 16 empregos diretos, nas áreas de produção, manutenção, laboratório e administração. Seu grande objetivo é garantir melhor remuneração e renda aos 500 produtores, entre os 2,4 mil associados da cooperativa que se dedicam à produção leiteira. Os produtores estão distribuídos em distâncias de 60 a 70 quilômetros da unidade, nos municípios de São Lourenço do Sul, Cristal, Canguçu e Pelotas. “O diferencial é que o produto sai da propriedade e no máximo em 24 horas está sendo industrializado”, disse Strelow. Como o período entre a entrega e a industrialização é curto, há ganhos na qualidade do produto final.
“A escolha pela marca Pomerano busca fortalecer a autoestima e proporcionar a identificação dos produtores, pois 80% do quadro social da cooperativa é de origem pomerana”, esclareceu a coordenadora do CAPA/Núcleo Pelotas, Rita Surita. A região de São Lourenço do Sul concentra o maior grupo dessa descendência, caracterizada por uma forte ligação com a agricultura e grande experiência com a terra. Muitos dos seus costumes ainda são preservados, como a linguagem, os feriados religiosos e a culinária.
Beto Grill salientou ainda a importância da data, tendo em vista as dificuldades que o município vem enfrentando no ano de 2011. “É motivo de muita alegria voltar a São Lourenço para um evento como este, em que celebramos uma conquista para toda comunidade. A unidade industrial de laticínios da Coopar marca um novo momento para o agricultor da região, e proporciona ao mesmo tempo um resgate histórico e cultural dos primeiros colonos pomeranos que aqui se instalaram”, finalizou o governador em exercício.
Texto: Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini