O Curso Básico em Teologia do Sínodo Vale do Taquari proporcionou a seus participantes um relato comovente sobre experiência de ajuda humanitária.
O Educador Popular, Prof. Anselmo Kanaan Costa, de Porto Alegre, esteve em Teutônia neste sábado, dia 14 de maio, participando de uma das etapas do Curso Básico em Teologia. O palestrante relatou aos participantes do Curso sobre sua experiência de 10 meses vividos no Haiti durante o ano de 2010. Anselmo participou da ação de uma brigada enviada pela Via Campesina, uma organização internacional que abrange mais de 150 países em todo o mundo. O objetivo principal da missão foi construir cisternas para a captação de água da chuva. O governo da Bahia enviou uma carga de cisternas de polietileno e a brigada seguiu em um avião de cargas da Força Aérea Brasileira, levando enxadas, picaretas e muitas sementes, com a incumbência de fazer canteiros para hortaliças, viveiros para mudas de árvores, e escavações para o assentamento das cisternas.
O palestrante usou a cruz que está sobre a mesa na sede do Sínodo para exemplificar a “leitura” que faz da realidade daquele país, que foi o primeiro a abolir a escravidão e é hoje o mais pobre na América Latina: “-O que vocês vêem?”, perguntou. “-Uma cruz”, responderam os participantes. O palestrante retrucou: “-Na verdade, vemos um lado da cruz”. Segundo Anselmo, há mais que um lado do Haiti a ser visto. “-Não podemos só reparar o joio, é preciso ver também o trigo”, destacou. O povo do Haiti é um povo muito alegre, que canta muito, transforma qualquer espaço de um velho muro disponível em um belo painel com lindas pinturas. Trata-se de um povo que resiste e insiste em sonhar um país livre de dominação estrangeira. Atualmente, no entanto, 20 países mantêm tropas militares no Haiti. Fala-se em garantir a paz, mas ostenta-se armas e mais armas.
A atuação de Anselmo no Haiti deu-se graças à organização de movimentos sociais no mundo inteiro. “- A nossa igreja tem alguma atuação no Haiti?”, perguntou uma das participantes. A resposta ficou por conta do Coordenador do Curso Básico e do Serviço de Formação Contínua do Sínodo Vale do Taquari, P. Leonídio Gaede, o Pastor Zeca: A ajuda que a IECLB tem conseguido levar ao Haiti até fala conosco aqui em Teutônia de maneira bem próxima. A esposa do Coordenador de Projetos da Federação Luterana Mundial, Rudelmar Farias, tem família aqui em Teutônia. Rudelmar mora em Genebra, na Suíça, e está na coordenação da ajuda que os luteranos do mundo inteiro enviaram ao Haiti. Entre esses luteranos estamos nós da IECLB que destinamos ofertas feitas em nossos cultos aqui no Brasil durante primeiro semestre de 2010. A ACT Aliança, entidade ecumênica criada no início de 2010 para se dedicar à ajuda em situações de emergência para o desenvolvimento, disponibilizou um orçamento de 1,5 milhões de dólares para a ajuda humanitária no Haiti. De acordo com a CESE, entidade brasileira que participa da ACT Aliança, “estas ações têm como objetivo contribuir para: assegurar que a população afetada pela crise tenha abrigo adequado, saneamento e auxílio humanitário; propiciar um ambiente em que as pessoas se sintam em segurança; apoiar famílias para que acolham as pessoas nas áreas rurais; oferecer apoio psicossocial; assegurar que as organizações membros mantenham sua responsabilidade em relação às pessoas afetadas pela crise”. Em certa altura de sua exposição, Anselmo apontou para uma de suas fotos e disse: “estas casas foram construídas pelos luteranos no Haiti”.
A ACT Aliança é uma organização internacional que envolve 111 igrejas e organizações ligadas a elas que trabalham em ajuda humanitária e em projetos de desenvolvimento. Contando com mais de 33 mil colaboradores, a ACT Aliança atua em 140 países e mobiliza 1,6 bilhões de dólares por ano na construção de um mundo justo.
O Curso Básico em Teologia faz parte da estratégia de formação contínua do Sínodo Vale do Taquari. Reúne entre 20 e 30 pessoas para um curso de 15 etapas com duração de dois anos. Em 2011 iniciou a terceira turma, que já cumpriu sua segunda etapa.