Página inicial
Clique em “Ver mais” para ter a visão geral ou acesse diretamente os conteúdos através dos links abaixo.
Ver maisConheça as ênfases e atividades realizadas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisTenha acesso a conteúdos por temas e âmbitos de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisAcesse serviços e documentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisConfira os eventos e os cursos oferecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisFortaleça a fé com as Senhas Diárias, as Meditações Diárias e o Culto Nacional Online.
Ver maisFique por dentro do que acontece na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver mais
No Credo Apostólico, declaramos que Deus é o criador dos céus e da terra, ou seja, de tudo o que existe. Aos olhos de Deus, toda a Criação é muito boa (Gênesis 1.31). O ser humano é parte da criação divina e recebeu a tarefa de preservar o que Deus criou (Gênesis 1.27; 2.15).
A fé em Deus criador nos compromete com o uso consciente dos bens naturais e com a redução de fatores que colocam em risco a integridade da criação. O desmatamento, a poluição, o consumo excessivo e o uso desenfreado de agrotóxicos, evidenciam justamente o contrário. As mudanças climáticas, com eventos extremos de chuva e seca, frio e calor, estão se fazendo sentir a cada ano, com consequências dramáticas e catastróficas.
Na perspectiva bíblica, Deus faz o sol brilhar sobre pessoas boas e más e, da mesma maneira, dá as chuvas (Mateus 5.45). Todavia, sol e chuva não têm as mesmas consequências sobre todas as pessoas. Também os efeitos das mudanças climáticas não são experimentados da mesma forma. As regiões e as populações mais pobres são as que sofrem mais. Além disso, é necessário lembrar que diversas formas de vida sofrem as consequências da ação humana.
A justiça socioambiental engloba o cuidado com a dignidade humana e com a criação de Deus. Neste sentido, destacamos as a palavras do Papa Francisco, na encíclica Laudato Si’: “hoje, não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres“.
Há muitas pessoas, grupos e organizações que se ocupam com questões ambientais. É necessário que estas iniciativas se ampliem ainda mais e novas ações se agreguem aos esforços de cuidado da criação divina. Entre em contato com sua comunidade e sínodo para conhecer as iniciativas locais e participe.
Preservar e cuidar do meio ambiente não é somente uma necessidade, mas um compromisso de fé!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.