|
Campanha Vai e Vem 2015
vv2015_banner.jpg
Compartilhar conteúdo

A campanha

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a IECLB cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas Comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados por este Brasil afora.

 


 

 

O Tema do Ano da IECLB afirma que somos Igreja da Palavra, que somos chamad@s a comunicar! É importante destacar que o Tema do Ano não foca somente a comunicação padronizada. Aqui está um chamado especial! Fazemos parte da Comunidade de Jesus Cristo a partir do Batismo e sustentados pela Eucaristia, ambos Sacramentos a serviço da comunicação de Deus conosco, a serviço do seu Evangelho. Esse é o conteúdo a modelar a nossa comunicação, o nosso diálogo, a nossa comunhão, as nossas decisões pessoais e profissionais, a nossa solidariedade para dentro e para fora da Comunidade.

Da mesma forma, a pergunta de Jesus para os dois discípulos no caminho de Emaús, sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17), Lema bíblico da IECLB para este ano, pode muito bem ser repetida no contexto da caminhada da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. A propósito, como é importante conversar pelo caminho! Quem conversa sabe que transmite algo (aquilo que vai), mas só há conversa, diálogo e comunhão quando existem abertura e acolhimento para o que a outra parte transmite (aquilo que vem). Aí é importante lembrar que comunicação não se faz somente com palavras. Gestos e atitudes também comunicam. O Apóstolo Tiago (Tg 2.16) procura apontar justamente para a
relação entre estas duas grandezas fundamentais da comunicação de e entre pessoas que seguem a Jesus Cristo: palavras de conforto, consolo, salvação e atitudes amorosas, serviço e solidariedade de quem ama em resposta ao amor recebido e de que está convicto!

Nesse sentido, somos chamados e chamadas pela Vai e Vem a comunicar com dupla ênfase: as palavras faladas e as palavras que viram gestos! A Campanha de Missão da IECLB zela pelo cuidado interno e possibilita a prática de levar as cargas uns dos outros (Gl 6.2) no interior da IECLB, em seu meio. Desta forma, viabiliza a caminhada de Comunidades, de comunhão de pessoas que podem ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16) lá onde vivem e comunicam as suas convicções, a sua razão de ser (1Pe 3.15).

Então, sobre o que vocês estão falando pelo caminho? O que está ardendo no seu peito e dentro do seu coração, de tal maneira que precisa ser compartilhado, falado, levado adiante? A brincadeira do ‘telefone de latas’ simboliza este desejo humano de se comunicar, mas, aqui, o foco é destacar que a Vai e Vem une duas dimensões, ou seja, o anúncio (Palavra) e o serviço (Palavra que encarna: João 1.14).

Há muito sobre o que falar! Pode-se falar sobre a Campanha Vai e Vem, pois ela deve ser divulgada, estimulada, animada. Afinal, a Vai e Vem é Campanha de gente nossa para nossa gente. Também há muito a fazer! A Vai e Vem é instrumento de cuidado para com os da própria casa – nos Sínodos, nas Paróquias, nas Comunidades, no Brasil. Neste sentido, a Campanha de Missão da IECLB é instrumento de ação!

Lá onde a IECLB está presente – inclusive quando esta presença é possibilitada pelas ofertas da Vai e Vem – somos chamad@s a comunicar palavras e ações que levedam a massa (Lucas 13.21), que oferecem sinais do Reino de Deus. Somos chamad@s a falar sobre o que estamos dialogando. Estamos dialogando acerca da Vai e Vem? Então, falemos a respeito dela em nome do amor, em nome do crescimento e da preservação da IECLB como Igreja de Jesus Cristo no Brasil, em nome da tarefa de pregar a Palavra de Deus, de celebrar os Sacramentos, de vivenciar a comunhão e a solidariedade com vistas a uma relação mais equilibrada entre as pessoas e destas com Deus.

Como diz o nosso hino Palavra não foi feita para dividir ninguém, palavra é uma ponte onde o amor vai e vem, onde o amor vai e vem (HPD 415).

Isso tem tudo a ver com a Campanha Vai e Vem. Há necessidades, mas também existem ações que ajudam a buscar soluções! Quando cada pessoa acolhe o chamado e oferece algo de si, a comunhão cresce.

O lançamento da Vai e Vem 2015 será no Domingo de Pentecostes, 24 de maio!

Somos chamad@s! Vamos seguir o chamado! Vamos lá?

Projetos apoiados

Projetos apoiados pela Vai e Vem em 2015

 

Os 15 Projetos Missionários que receberão apoio nacional em 2015 são:

Araucária (Sínodo Paranapanema)
Biguaçu (Sínodo Centro-Sul Catarinense)
Boa Nova (Sínodo Planalto Rio-grandense)
Ceilândia (Sínodo Brasil Central)
Chapada (Sínodo Planalto Rio-grandense)
Matupá (Sínodo Mato Grosso)
Norte Fluminense (Sínodo Sudeste)
Nova Vida (Sínodo Rio dos Sinos)
Paranaguá (Sínodo Paranapanema)
Paz (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Pedro Osório (Sínodo Sul-Rio-Grandense)
Petrolina (Sínodo Brasil Central)
Rurópolis (Sínodo Mato Grosso)
Sul do Pará (Sínodo Mato Grosso)
Vila Rica (Sínodo Mato Grosso)
Fundo Solidário

Loja online

Últimas Notícias

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.