Página inicial
Clique em “Ver mais” para ter a visão geral ou acesse diretamente os conteúdos através dos links abaixo.
Ver maisConheça as ênfases e atividades realizadas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisTenha acesso a conteúdos por temas e âmbitos de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisAcesse serviços e documentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisConfira os eventos e os cursos oferecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisFortaleça a fé com as Senhas Diárias, as Meditações Diárias e o Culto Nacional Online.
Ver maisFique por dentro do que acontece na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver mais
A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a IECLB cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas Comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados por este Brasil afora.
Palavra não foi feita para dividir
PALAVRA É UMA PONTE ONDE O AMOR VAI E VEM
onde o amor vai e vem
(Livro de Canto da IECLB – 609)
Diz no Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) que Deus é o fundamento e o sujeito da Missão que Ele mesmo realiza por meio da sua obra criadora e mantenedora, redentora e santificadora (PAMI 2008-2012, p. 35). Esta perspectiva abrangente da Missão, na qual salvação e preservação da Criação caminham de mãos dadas, encontra-se atualizada no Tema da IECLB para 2018 e 2019: Igreja – Economia – Política. Atuamos nessas três Ordens da Criação e por meio delas, apesar da nossa condição de pessoas pecadoras. Pela fé, colaboramos com Deus para o melhoramento do mundo.
Ao colaborarmos com Deus na sua Missão, promovemos a paz! A palavra bíblica para paz é shalom. Este termo hebraico tem um amplo sentido, que pode ser resumido assim: é a felicidade, o mútuo entendimento e o bem-estar espiritual, físico, social, econômico e político das pessoas, das famílias ou dos grupos com quem elas se relacionam, das cidades em que moram, dos povos aos quais pertencem. Paz é, portanto, felicidade, saúde, bom entendimento e bem-estar em todos os sentidos (Texto-Base Tema 2019). A parceria na Missão de Deus motiva os nossos trabalhos comunitários, paroquiais, sinodais e nacionais. Também é o que sustenta a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem!
Para 2019, propomos desenvolver a Campanha a partir do Tema (Igreja – Economia – Política) e do Lema 2019 (Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou – Jo 14.27a). A nossa Missão como Igreja não é outra que nos inserirmos na Missão divina. A Campanha Vai e Vem nos motiva a sermos instrumentos do agir pacificador, salvador e santificador de Deus. Trabalhar pela paz significa ter empatia e compaixão com vistas à comunhão. Elas são um antídoto para a indiferença, a insensibilidade e o confronto, elementos constitutivos de situações de perda da paz.
Promover a paz é dar seguimento ao abraço pacificador de Deus, que salva e preserva. A promoção da paz caminha de mãos dadas com a efetivação das suas coirmãs: justiça, verdade e amor. Isso significa que será difícil, se não impossível, construir paz onde a injustiça, a mentira e o ódio fincaram raízes. Constata-se, assim, que a promoção da paz vai além de uma simples trégua, de um cessar-fogo. A paz que vem de Deus procura o bem-estar integral de todas as partes envolvidas. É por isso que as vias para a promoção da paz são o diálogo, a mediação e a reconciliação ou, como destaca o PAMI: O olhar de amor, que dialoga, refaz, restaura, dignifica e reconcilia a vida sob o poder do Espírito Santo (PAMI 2008-2012, p. 35).
Neste sentido, chama a nossa atenção o conselho apostólico: Se não tiver amor, isso de nada me adiantará (1Co 13.3b). A validade de tudo quanto viermos a fazer está no amor. Não é qualquer amor, mas o amor que Deus nos mostrou em Jesus Cristo. Como diz o Texto-base do Tema 2019: a vontade de Deus se traduz na sua decisão de criar, salvar e preservar (vida digna). Nessa decisão estão expressos o amor de Deus e a própria força do amor que dele emana. Tudo passa. O amor fica. É esse amor que quer a paz. Paz é o alvo. O amor é o meio. A rigor, é o amor que sustenta tanto a verdade e a justiça, como também a paz.
A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem abraça o desafio lançado pelo Tema e Lema do Ano em 2019: o amor restabelece e promove verdade, justiça e paz. Nesse sentido, uma forma concreta de construir pontes para a paz são as nossas palavras. A chamada da Campanha destaca um trecho do refrão do hino 609 do Livro de Canto da IECLB: Palavra não foi feita para dividir ninguém, palavra é uma ponte onde o amor vai e vem, onde o amor vai e vem.
Essa atitude assinala para o uso que damos às nossas palavras. As palavras são como uma extensão das nossas mãos: com elas podemos curar ou ferir, unir ou dividir, construir ou destruir… As nossas palavras têm poder! O desafio é torná-las instrumentos do amor de Deus para a paz, por isso cabe a cada pessoa se perguntar: Para que contribuem as minhas palavras e a Palavra que eu anuncio? Para que contribuem as nossas ações? As nossas ações ajudam a sair do círculo dramático no qual se cultiva o ódio nosso de cada dia? A Palavra de Deus é a fonte inspiradora e orientadora para que as nossas palavras e as nossas ações fomentem a paz, sem mascarar a realidade (Texto Base TA2019).
Assim, quem, pela fé, se engaja na Missão de Deus, está sob a sua bênção: Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos (Mt 5.9). Quem promove a paz, com palavra e ação, segue os passos de Deus. Quem constrói pontes para a paz imita o agir de Deus. Tudo isso sob os impulsos do amor.
Baseado neste amor, o XXXI Concílio da Igreja, reunido em Curitiba/PR, aprovou as Metas, as Áreas e os Objetivos do Plano Missionário da IECLB para os anos 2019-2024. Estes indicativos para o fortalecimento da Ação Missionária nos âmbitos nacional, sinodal e local são um importante impulso para a promoção da paz. Neste contexto, a Vai e Vem convida a construir pontes – de amor – para a paz, em forma de reflexão, de ações missionárias e de ofertas.
Que Deus continue a abençoar cada gesto e cada ação que brotam de um coração cheio do amor e da paz que Cristo nos dá. Amém!
Presidência da IECLB
Domingo de Pentecostes,
9 de junho/2019
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.